O combate à pirataria turística no Amazonas e o barateamento dos preços das passagens aéreas para o interior do Estado foram alguns dos temas discutidos nesta segunda-feira (28), durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas. O evento foi uma homenagem ao dia Mundial do Turismo e ao dia do Turismólogo do Amazonas, celebrados no último sábado (27).
A audiência pública foi organizada pela comissão de Turismo e Empreendedorismo da Aleam, presidida pelo deputado estadual Francisco Souza. A audiência contou com a participação de representantes da Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur), Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), agências de viagens, professores e estudantes do curso de Turismo, entre outras instituições (hotéis, bares e restaurantes) que trabalham com o turismo no Amazonas.
O alto preço das passagens aéreas intermunicipais no Amazonas também foi apontado como obstáculo para o desenvolvimento do turismo regional. O presidente do sindicato das Empresas de Turismo do Amazonas, Sebastião Couto, disse que a população amazonense tem vontade de conhecer o interior do próprio Estado, porém o alto preço das passagens aéreas “impede a realização deste sonho”.
“Faltam políticas públicas que permitam o barateamento dos preços das passagens aéreas”, analisou Sebastião Couto. “Hoje em dia, sai mais barato ir para os Estados Unidos ou Caribe do que ir para São Gabriel da Cachoeira”, comparou.
O deputado Francisco Souza encerrou o encontro dizendo que Manaus é a porta de entrada para o Turismo do Amazonas. “A audiência pública serviu para apresentarmos sugestões e debatermos ideias para o desenvolvimento do Turismo em Manaus e no interior do Amazonas”, avaliou Souza. “Nosso próximo encontro deverá ser feito numa universidade, com a participação cada vez maior de acadêmicos do curso de Turismo”, completou o deputado.
Foto: divulgação









