Apesar da fumaça que persiste pelo quinto dia, há previsão de trégua do calor nos próximos

Mesmo com o ‘fumacê’ que persiste pelo quinto dia consecutivo, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) sinaliza que o calorão amazônico deve dar uma trégua a partir do próximo final de semana. De acordo com a instituição, temperatura máxima na capital só deve ficar abaixo dos 37ºC a partir da próxima sexta-feira, quando se espera a marca 34ºC na máxima. No sábado (10), a máxima prevista é de 33ºC.

Para cos próximos três dias, a máxima esperada é de 37ºC. Apesar disso, a probabilidade de chuva é alta, registrando 80% de chances de chover amanhã (6) e 90% na quarta (7) e na quinta-feira (8). Com a previsão de chuva é possível que a densa fumaça que vem tomando conta de Manaus nos últimos cinco dias melhore, já que segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM) um dos fatores que têm contribuído para a propagação da fumaça é o alto número de queimadas na capital e no interior do Amazonas.

Neste ano, o estado registrou recorde de incêndios, com 11.104 focos de queimadas. Com a fumaça, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste da capital, opera por instrumentos desde as 2h45.

E mesmo com essa pequena trégua no calor, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima quente deverá se estender até dezembro.