Operação Alcateia prende 13 Policiais envolvidos em série de homicídios na capital

Uma ação deflagrada na manhã desta sexta-feira (27), pelas polícias Federal, Civil e Militar, e Ministério Público Estadual (MPE), denominada “Operação Alcateia” prendeu pelo menos 13 policiais militares, todos supostamente envolvidos em parte das mortes ocorridas no último dia 17 de julho deste ano. De acordo com informações preliminares, pelo menos 18 das 36 mortes tem ligação com o grupo de PM’s detidos nesta manhã.

Os presos estão sendo encaminhados para a Superintendência da PF no bairro Dom Pedro, na Zona Oeste de Manaus.
Em nota, a Polícia Federal informou que, a operação conta com 130 policiais de diversas unidades da Polícia Civil, sendo 24 da Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), 17 Oficiais da PMAM e 21 Policiais Federais. As investigações são conduzidas em Força Tarefa instituída pela SSP/AM, sob supervisão da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública, com cooperação da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado do Amazonas.

Os trabalhos tiveram início após a série de homicídios ocorridos no período de 17 a 19/07/2015, ocasião em que 34 pessoas foram mortas nesta capital, muitas destas suspeitas de terem sido praticadas em atividade típica de extermínio.

Após a identificação de eventos suspeitos de terem sido cometidos em atividade de extermínio, a Força Tarefa iniciou as investigações pertinentes, tendo conseguido identificar 15 suspeitos de envolvimento em homicídios consumados e tentados ocorridos naquele final de semana e, ainda, em homicídios consumados e tentados ocorridos após esta data, haja vista a continuidade delitiva de alguns dos integrantes do grupo investigado, detectada durante as investigações. No total estão sendo investigados no presente momento pela Força Tarefa 10 crimes de homicídio consumado e 12 crimes de tentativa de homicídio, todos cometidos desde o dia 17/07/2015.