A “pedra da vergonha”

E se houvesse uma “pedra da vergonha” no Amazonas? A “pedra da vergonha” é um círculo de pedras de mármore branco e verde que há no centro da Loggia do Mercado de Florença desde os primórdios do comércio da civilização. Era utilizada para causar vergonha a quem devia um comerciante local.

Explico: quando alguém acumulava débitos e não honrava com os pagamentos, era acorrentado e tinha as calças arrancadas para apanhar entre três  e sete vezes nas nádegas pelo credor. Você não leu errado… A cobrança executada na porrada – literalmente. E se houvesse uma pedra da vergonha em Manaus? E se invés dos comerciantes, o povo é quem aplicasse o castigo… Quanta “porrada” seria necessária para envergonhar/quitar o rombo nos cofres públicos?

Aposto que a lista seria grande, querido leitor, MUITO GRANDE! Quantos políticos estariam lá, sem os pedestais onde eles se colocam? Quantos parentes milionários-usurpadores do dinheiro público sentiriam vergonha de seus roubos? Não há “pedra da vergonha”, mas há Justiça e ela se fará novamente em breve. Creia!