Ação de manejo fitossanitário nas árvores do Centro chega à Rua Ferreira Pena

O trabalho de retirada de objetos pontiagudos das árvores do Centro, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, chegou à Rua Ferreira Pena. A via, uma das mais arborizadas do Centro Histórico de Manaus, recebeu na manhã desta terça-feira, 14, a atenção das equipes das Divisões de Educação Ambiental e Corte e Poda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para mais uma ação de manejo fitossanitário. A ação visa manter as árvores livres de fungos, bactérias e vírus que podem contaminar os indivíduos arbóreos e acelerar o processo de morte das espécies. Foram 37 árvores inspecionadas e um total de 168 objetos pontiagudos retirados, entre barras de ferro, pregos e arames.

A atividade vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Manaus desde o ano passado. Este ano, foi retomada no último dia 7/3, com uma ação de manejo fitossanitário na avenida Eduardo Ribeiro, quando foram retirados 40 objetos pontiagudos das árvores. No último dia 10/03, o trabalho foi realizado no canteiro central do Boulevard Álvaro Maia e parte da Rua Maceió, com um total de 46 árvores inspecionadas e 456 objetos pontiagudos retirados (o maior de todos os quantitativos já retirados até o momento).

O trabalho terá continuidade ao longo do ano, conforme calendário estabelecido pela Semmas.  As árvores da Ferreira Pena formam um dos corredores verdes mais significativos da cidade. Muitas delas eram utilizadas indiscriminadamente por vendedores para exposição de produtos. Populares que passavam a pé ou de carro pelo local elogiaram a ação da Prefeitura.