Acessibilidade: Millennium implanta sistema em que o cliente pode solicitar a cadeira de rodas, ao chegar no estacionamento

Foto: divulgação

O Millennium Shopping acaba de implantar um sistema que permite solicitar o empréstimo de cadeira de rodas, ainda no estacionamento. A iniciativa é pioneira e tem o objetivo aumentar a acessibilidade de pessoas com deficiência (PcD). A novidade vem para somar com outras ações do Millennium, que visam proporcionar maior conforto e acolher a diversidade de público que frequenta o centro de compras. Em 2023, o shopping recebeu o Selo de Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência.

“Queremos que o Millennium seja um espaço cada vez mais acessível e, para isso, temos sempre buscado estratégias para torná-lo um ambiente onde todos os nossos clientes possam encontrar suas lojas e produtos preferidos rapidamente e ter acesso a tudo sem obstáculos”, destaca a coordenadora de marketing do shopping, Elizandra Xavier.

Além do novo sistema, o Millennium tem buscado investir em capacitação de colaboradores, atendimento prioritário e humanizado, e acessibilidade aos visitantes, como portas de acesso e corredores largos, que facilitam a circulação, totens em braile, rampas, elevadores e sanitários adaptados.

Conscientização, compromisso e ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência têm feito parte do dia a dia de quem trabalha no shopping. “Acreditamos que combater o capacitismo também faz parte do papel social do Millennium”, disse Elizandra.

O shopping também tem apostado em eventos e atrações para pessoas com deficiência, como sessões de cinema adaptadas para quem sofre de Transtorno de Espectro Autista (TEA). Ainda no Cinépolis, os clientes podem solicitar o aparelho chamado CineAssista, que integra LIBRAS (língua de sinais brasileira) com tradução automática, descrição de áudio e legendas em tempo real num equipamento com áudio e tela sensível ao toque.

Novo Sistema

A partir de agora, para solicitar a cadeira de rodas ainda do estacionamento, o cliente deverá dirigir-se próximo aos elevadores. “Lá eles encontrarão uma caixa com o símbolo da acessibilidade para pessoas com deficiência física e um botão para acionar a central do centro de compras”, informa Wanderley da Silva, coordenador de segurança do Millennium Shopping.

Assim que o botão é acionado, ele explica que a central de operações recebe um alerta da solicitação. “O nosso colaborador saberá exatamente onde o cliente está e vai se dirigir até o local para realizar a liberação da cadeira de rodas”, disse o coordenador de segurança do Millennium.