Aeroporto de Manaus ganha posto para combate ao tráfico de pessoas e exploração sexual

Uma das principais portas de entrada para quem chega a Manaus, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona oeste da cidade, ganhou nesta terça-feira (27), um Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante. O espaço vai reforçar o trabalho de prevenção e combate a crimes contra os direitos humanos, como o tráfico de pessoas, o aliciamento para exploração sexual e o trabalho escravo.

O Posto Avançado funciona em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Com o posto, será possível prestar atendimento ao migrante, refugiados ou pessoas não admitidas no país, além de pessoas identificadas ou expostas à situação de vulnerabilidade para o tráfico humano, de órgãos, trabalho escravo, exploração sexual, entre outros crimes praticados contra os direitos humanos.

No Posto Humanizado, também serão oferecidas informações sobre os direitos do migrante e de prevenção à exploração sexual ou tráfico, orientações gerais sobre os procedimentos para regularização no país, os serviços de apoio aos estrangeiros oferecidos no país, inclusive refugiados, e as oportunidades para ingressar no mercado de trabalho também estão entre as funções essenciais do espaço.