Alunas de Enfermagem da Martha Falcão Wyden realizam ações em combate ao câncer de mama

Atividades com orientação sobre o diagnóstico precoce da doença foram realizadas na faculdade

Acadêmicas da Faculdade Martha Falcão Wyden encerram, nesta sexta-feira (22), a semana de conscientização em combate ao câncer de mama, durante mais uma edição do “Outubro Rosa”, cujo tema é o “Regaste das Flores”. Desde a última segunda (18), os discentes dos cursos de Saúde realizam ações sobre as medidas preventivas contra a doença,  que pode vitimar ao menos 450 mulheres no Amazonas, em 2021, conforme previsão do Instituto Nacional do Câncer.

Na última quarta (20), as alunas da Martha Falcão Wyden receberam mulheres na sede da faculdade durante o projeto “Consultório Outubro Rosa”, onde puderam dar dicas de prevenção ao câncer de mama. Segundo a professora do Curso de Enfermagem da FMF, Josiani Nascimento, as acadêmicas convidaram as mulheres da Escola Estadual Angelo Ramazzoti, que fica próxima da faculdade, a participarem da ação que tem como objetivo o esclarecimento sobre questões relacionadas ao autocuidado e as ações eficazes na prevenção da doença.

“A ação é uma maneira de alertar para uma doença que pode ser combatida com a prevenção”, frisa a professora.

Segundo Josiani Nascimento, a partir das 19h, a professora e doutora Mônica Benevides vai finalizar a Semana Outubro Rosa, da Martha Falcão Wyden, com a palestra ‘Resgatando Flores’, na sexta-feira (22). “Vamos fechar com uma palestra, falando sobre autoestima, da doença, explanando a forma de prevenção, as mudanças de comportamento, para que esta mulher possa ser tanto atendida na rede de saúde e como nós podemos, enquanto profissionais e formadores de opinião, mudar o comportamento das nossas acadêmicas para que comece a se auto cuidar para se prevenir contra o câncer de mama e câncer de útero”, comenta a professora.

Desde o dia 18 deste mês, estudantes, sob orientação das professoras Graziela Moura e Josiani Nascimento, realizaram diversas atividades na sede da Faculdade Martha Falcão Wyden alertando sobre os perigos da doença. Mostras científicas, exposições fotográficas e distribuição de materiais informativos, além de atendimentos, foram algumas das ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica.