
Manaus foi palco de um encontro entre inovação e juventude durante a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e da Mostra Nacional de Robótica (MNR), no SESI Clube do Trabalhador. Organizado pela Escola SESI de Referência Dra. Emina Barbosa Mustafa, o evento reuniu estudantes de diferentes redes de ensino e faixas etárias para promover o trabalho em equipe em ciência e tecnologia.
Este ano, a OBR contou com 90 equipes inscritas e 513 participantes de escolas privadas, públicas municipais, estaduais, federais e equipes independentes. A divisão foi feita por níveis:
- Nível 0 – 1 equipe de escola particular.
- Nível 1 – 7 equipes de escolas privadas, 4 estaduais, 15 municipais e 2 independentes (“de garagem”).
- Nível 2 – 34 equipes de escolas privadas (14 da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa), 5 estaduais e 9 federais.
- Modalidade Artística – 7 equipes privadas e 3 públicas.
A MNR Etapa Estadual Amazonas apresentou 12 projetos e 50 participantes, com parcerias locais da Tokyio Componentes Eletrônicos e Player Games.
“Combatendo a Fake News com a Robótica” foi um dos projetos em destaque. Desenvolvida por alunos da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, a proposta alia tecnologia e responsabilidade social, utilizando programação para verificar a veracidade de notícias. A superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, mencionou a maturidade e o comprometimento dos jovens, ao elogiar o trabalho.
A aluna Rafaela Jesus, de 16 anos, explicou que o objetivo do projeto é conscientizar estudantes e ampliar o acesso a ferramentas que combatam a desinformação, com um site desenvolvido em JavaScript e CSS, capaz de identificar notícias falsas.
Além das disputas técnicas, as apresentações culturais foram um espetáculo à parte, como o boi-bumbá apresentado pelos alunos do Colégio Dom Bosco e a dramatização exibida pela Fundação Matias Machline, entre outras. Os primeiros lugares nas categorias artísticas ficaram com o Boto Tech (categoria 1) e as Technodivas (categoria 2), que surpreenderam ao integrar a tecnologia de seus robôs a performances musicais.
A premiação foi conduzida pelo influencer amazonense Victor Matheus Alencar, da Player Games, e pelo professor e coordenador da OBR Etapa Estadual, Nicanor Tiago Antunes, animando o público e valorizando cada conquista das equipes.
Representando a rede municipal de ensino, o professor Anésio Mar, diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), destacou a importância da participação. “Esse evento é algo fantástico porque é uma oportunidade que os nossos estudantes da Secretaria Municipal de Educação têm para colocar em prática tudo o que vem se desenvolvendo em projetos e ações de robótica das nossas escolas municipais. Esse evento, em parceria com o SESI e a empresa Ardagh, tornou possível vários equipamentos de robótica para as nossas escolas”.
O evento premiou talentos em diversas categorias, incluindo prêmios especiais como Inovação (Equipe GBB), Design (Starwave1) e Programação (Escola Municipal Dr. João Queiroz). Com uma combinação de ciência, arte e espírito colaborativo, a OBR e a MNR no Amazonas reforçam o papel da educação tecnológica na formação de cidadãos preparados para os desafios do século XXI, unindo criatividade, conhecimento e compromisso social.
- Boto Tech – 1º lugar
- Jango – 2º lugar
- Technodivas Amazonas – 1º lugar
- CTRL+Arte – 2º lugar
- Escola Pública: Equipe Plínio – 1º lugar
- Escola Privada: CEBAC – 1º lugar
- Robustez: Starwave3 – 1º lugar
- Inovação: Equipe GBB – 1º lugar
- Design: Starwave1 – 1º lugar
- Dedicação: Starwave2 – 1º lugar
- Programação: Escola Municipal Dr. João Queiroz – 1º lugar
- Maker: Jango – 1º lugar
- Robótica Etelvina – 1º lugar
- Genesis Level 1 – 2º lugar
- Clube de Robótica Nina Lins – 3º lugar









