Arquiteta e urbanista faz balanço de 2024 e projeta um 2025 com mais avanços no planejamento urbano e patrimônio cultural

Foto: divulgação

A arquiteta e urbanista Melissa Toledo, referência em patrimônio cultural e planejamento urbano no Estado do Amazonas, encerra 2024 com uma avaliação positiva de suas atividades e projeta expectativas para 2025.

“Este foi um ano muito produtivo, tanto no campo institucional quanto no profissional. Enquanto Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), demos passos importantes no fortalecimento da arquitetura e do urbanismo no estado. Como profissional, atuei como consultora do Poder Público do Estado do Amazonas e reforcei meu compromisso com o patrimônio cultural e o planejamento urbano, contribuindo em diversas esferas, desde a operacional até a normatização,destaca Melissa.

Em 2024, Melissa também ganhou destaque na matéria “Revitalizações resgatam a história de Manaus”, publicada na primeira edição da revista de bordo “Viaje de Rico” da Rico Táxi Aéreo. A publicação ressaltou seu trabalho como professora e sua atuação no resgate de patrimônios históricos, como a revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro, e abordou seu envolvimento no PAC-Cidades Históricas entre 2013 e 2018.

A arquiteta também destacou seu papel como professora palestrante, participando de eventos acadêmicos e dinâmicas de comissões organizadoras em conselhos, como o Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano (CEDURB), coordenado pelo secretário Marcelo Campelo. “Minha atuação docente permeou, de forma secundária, momentos importantes em instituições, seja em palestras ou em contribuições para o avanço das discussões urbanas no estado.”

Para 2025, Melissa projeta a continuidade de seus esforços na valorização do patrimônio cultural e na busca por soluções urbanas que transformem positivamente a sociedade. “Espero que o CAU-AM continue cumprindo suas competências e atribuições, apoiando e esclarecendo, e que tenhamos um Estado mais consciente do impacto das cidades na qualidade de vida das pessoas.”

Entre suas metas para o próximo ano está a realização bem-sucedida da Sexta Conferência das Cidades do Estado do Amazonas, um evento que Melissa considera crucial para o fortalecimento das políticas públicas urbanas e para a promoção de municípios mais ativos e comprometidos. “Espero que os prefeitos, sejam eles reeleitos ou recém-eleitos, estejam preparados para compreender o papel das cidades no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e eficiente, com soluções técnicas que enfrentam desafios como o déficit habitacional, a mobilidade urbana e a infraestrutura.”

Com um histórico consolidado na área e um olhar atento para o futuro, Melissa Toledo segue empenhada em construir um Amazonas mais sustentável e culturalmente rico, onde a arquitetura e o urbanismo sejam instrumentos de transformação social.