Arte, formação e ideias são o foco de um projeto on-line protagonizado por jovens artistas de Dança, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Performance do Amazonas. O “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” terá uma série de oficinas, bate-papos e performances em torno de temáticas e linguagens do fazer artístico contemporâneo. O projeto, promovido pelo site Pitiú Textual das Artes, inicia no dia 29 de março e segue até 24 de abril, com atividades gratuitas e virtuais na plataforma Zoom.

Participam do “Jovens Artistas” nomes da atual geração que já figuram em produções cênicas, literárias e audiovisuais e em galerias de arte em Manaus e em outros circuitos artísticos. A agenda do projeto terá quatro oficinas, tendo à frente Bruna Mazzotti, Sofia Sahakian, Adanilo e Marcos Telles. Todas as formações serão de segunda a sexta-feira, com duas horas diárias, iniciando às 13h30 (Adanilo) e às 14h30 (demais oficinas). Os bate-papos terão lugar sempre às segundas, quartas e sextas, a partir das 19h, com diferentes artistas e temáticas em 12 edições. As oficinas e bate-papos são voltados também para jovens artistas e criadores, de qualquer linguagem ou vertente.

As performances serão aos sábados, às 19h30, trazendo criações de Dimas Mendonça, Miro Messa, Leo Scant, Felipe Fernandes e Walter Juur. As apresentações do projeto serão abertas ao público jovem e adulto em geral.

O projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.