Arthur renova mais de 60% do secretariado

O prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) anunciou na tarde desta sexta-feira, 6, o secretariado do novo mandato. Ele manteve apenas oito secretários da gestão passada e alterando o comando em mais de 60% das secretarias. O tucano não reduziu o número de pastas e o primeiro escalão de seu governo terá 15 secretarias, incluindo a PGM (Procuradoria Geral do Município), Casal Civil e Militar e seis órgãos da administração indireta.

Sobre a função que o vice-prefeito Marcos Rotta (PMDB) vai ocupar na administração Arthur Neto, o prefeito afirmou na coletiva: “Estamos estudando um instituto de mobilidade urbana, que será responsabilidade do Marcos Rotta”, disse. “Este é o perfil de uma administração una, ágil e que pode corresponder à expectativa da população”, completou.

Os nomes que foram reaproveitados por Arthur Neto para o segundo mandato são os do Coronel Fernando de Farias (Casa Civil), Marcos Cavalcanti (PGM), Bernardo Monteiro de Paula (Manauscult), Ulisses Tapajós (Semef), Paulo Farias (Semulsp), Kátia Helena Schweickardt (Semed), Martha Moutinho Cruz (Fundação Doutor Thomas), Marcelo Magaldi (Manausprev) e Homero de Miranda Leão (Semsa).

Destes, apenas o Coronel Fernando Farias foi trocado de lugar, o que pode ser interpretado como uma subida de degrau. Ele saiu do comando da Casa Militar para a Casa Civil, que exerce uma espécie de coordenação das demandas do prefeito junto às demais secretarias. As secretarias com maior orçamento, Semsa e Semed, que geraram especulação sobre possíveis trocas por nomes do PMDB do senador Eduardo Braga, mantiveram os mesmos secretários da gestão que se encerrou em 2016.