Atividades em comemoração à Festa Anual das Árvores Norte e Nordeste encerram nesta semana

Foto: divulgação

O Colégio Martha Falcão tem realizado uma série de ações em comemoração à Festa Anual das Árvores Norte e Nordeste. Esse período já faz parte do calendário da instituição e é uma oportunidade para reforçar o legado da professora Martha Falcão, uma pioneira das causas ambientais, reconhecida em todo o Brasil por sua dedicação, como professora e cientista, à preservação da Amazônia.

“No calendário escolar, procuramos, ao longo do ano, conscientizar nossos alunos sobre a importância da preservação das árvores para o equilíbrio da natureza. Elas são essenciais para o nosso ciclo de vida, além de serem responsáveis pela absorção das chuvas, redução da temperatura e, ainda, fornecer abrigo para várias espécies animais”, destaca a diretora do Colégio, a professora Nelly Falcão.

Nesta sexta-feira (12), os alunos do Martha participam de uma exposição para divulgar os benefícios de frutos regionais. Cupuaçu, açaí, castanha, buriti e cacau são alimentos expostos pelos alunos, sempre no horário do lanche.

“Além de pesquisarem sobre os frutos, eles tiveram a chance de degustar e fazer receitas com eles. E o resultado dessa experiência é compartilhado com os outros alunos e colaboradores do colégio”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental I da instituição, Ana Gláucia Gaudino.

A programação iniciou no dia 22 e, na ocasião, a diretoria do Clube do Futuro Cientista tomou posse para as atividades do ano. O projeto pioneiro da instituição proporciona aos alunos atividades práticas, visitas técnicas, palestras, ações sociais e ambientais, como o cultivo e distribuição de mudas em bairros da periferia de Manaus.

Além disso, também tomaram posse os patrulheiros do meio ambiente, que são alunos engajados a ajudar a conscientizar seus colegas de turma para a adoção de hábitos que contribuem para o meio ambiente, entre eles, a reciclagem.

“As crianças também tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica a uma produção local de alimentos regionais, para aprenderem como fazer o preparo da terra para a semeadura”, informa a coordenadora do Colégio Martha Falcão, Ana Gláucia Gaudino.