A necessidade de reajuste do piso salarial para os profissionais de Farmácia, bem como a valorização da categoria no Estado do Amazonas, serão alguns dos temas discutidos na audiência pública que acontece na próxima terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Amazonas. O evento está sendo organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) e pelo deputado Francisco Souza.
O evento contará com a participação dos sindicatos das Drogarias do Amazonas (Sindidrogas) e dos Farmacêuticos do Amazonas (Sinfaram), além de representantes do curso de Farmácia das universidades Nilton Lins, Ufam, Unip e Unicel. Para Souza, os profissionais do curso de Farmácia têm grandes responsabilidades, seja na área da Saúde ou no âmbito social. “O objetivo da audiência pública não é apenas valorizar os profissionais, mas também contribuir para melhoria de seu desempenho, principalmente no relacionamento com a população”, ressaltou Souza.
A reivindicação salarial dos farmacêuticos é uma luta nacional. Só este ano, explica a presidente do CRF-AM, Ednilza Guedes, vários conselhos se reuniram nas Assembleias Legislativas para discutir o piso salarial da categoria. “Um profissional que presta assistência à Saúde, faz orientação sanitária individual e coletiva, e tem a obrigação de estar presente nas farmácias de qualquer natureza, merece dignidade”, defende Ednilza.
Projeto de Lei
O deputado Francisco Souza é autor do Projeto de Lei que dispõe sobre a regulamentação do piso salarial dos farmacêuticos do Amazonas, que tem como objetivo valorizar os profissionais recém-graduados seguido de uma especialização para melhor atender os pacientes. O Amazonas possui três mil profissionais de farmácia distribuídos nos 62 municípios do Estado, trabalhando em instituições públicas e particulares.