Aumenta número de postos de coleta de leite humano em Manaus

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) infomou nesta terça-feira (7), que vai ampliar de 17 para 22 o número de postos de coleta de leite humano, até o final do ano. Atualmente, três Bancos de Leite (BLH) funcionam na rede estadual de Saúde: BLH do Amazonas, vinculado à Maternidade Ana Braga; Fezinha Anzoategui, vinculado ao Instituto da Mulher Dona Lindu; e Galileia, vinculado à Maternidade Azilda Marreiro. Juntos os bancos possuem 17 postos de coletas associados, sendo 15 em Manaus, um no município de Borba e outro em Manicoré.

De acordo com a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Katherine Benevides, mais cinco novos postos serão abertos – um em Presidente Figueiredo, outro em Itacoatiara e três em Manaus. No ano passado, os três Bancos de Leite conseguiram, juntos, coletar e processar quase três mil litros de leite humano, beneficiando mais de 11,628 mil crianças.

Em Manaus, os postos de coleta em funcionamento estão localizados nas maternidades estaduais Ana Braga, Dona Nazira Daou, Chapot Prevost, Alvorada, Balbina Mestrinho, Azilda Marreiro e Instituto da Mulher Dona Lindu; na Maternidade Municipal Moura Tapajoz; nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) José Amazonas Palhano, Armando Mendes e São Francisco; na empresa P&G; e nos hospitais da rede privada Samel Assistência Médica, Unimed e Adventista. Em Borba, o posto funciona no Hospital Vó Mundoca. Em Manicoré, no Hospital Maria do Socorro Abreu.