A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alerta os beneficiários do Programa Bolsa Família para o prazo final da obrigatoriedade da realização do acompanhamento das condicionalidades de saúde. As famílias que participam do programa têm até o dia 30 de junho para procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer o acompanhamento referente ao primeiro semestre de 2017.
A meta da secretaria é atender 116 mil famílias, sendo que até o momento 40% delas procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O acompanhamento das condicionalidades de saúde é uma das exigências do Programa Bolsa Família. O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, lembra que o programa possui três eixos principais: a transferência de renda que promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares que objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
As crianças menores de sete anos, gestantes e demais mulheres entre 14 e 44 anos, inscritas no programa, devem procurar a UBS levando o cartão Bolsa Família, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso. O não comparecimento pode gerar o desligamento da família do programa.