Bloqueio do WhatsApp faz internautas “migrarem” para o Telegram

A agonia causada pelo bloqueio do WhatsApp às 0h, horário de Brasília, atingiu a grande parte dos brasileiros que usam o aplicativo para se comunicar e até trabalhar.

A necessidade de comunicação é aguda e a hashtag “#whatsapp” foi a mais comentada no Twitter em 35 minutos após o bloqueio. Com isso, os internautas migraram em peso para um outro aplicativo de comunicação instantânea, o Telegram, que funciona basicamente como o WhatsApp, porém possui algumas particularidades como:

1. Stickers

Stickers são espécie de meme, essas imagens que podem ser usadas para exprimir os mais diversos sentimentos, distinguindo-se pelos gráficos mais elaborados.

Os stickers estão associados a um ou mais emoticos: selecionando um deles, veremos a prévia de seus stickers correspondentes. A quantidade de stickers aumenta constantemente.

2. Citar as mensagens

Durante qualquer conversa, seja em chats privados ou em grupos, poderemos selecionar qualquer mensagem e aparecerá um menu em que está presente a opção “responder”. Nessa opção, é possível criar uma mensagem em que na primeira parte aparecerá o nome do remetente e o texto da mensagem a quem estamos respondendo.

Desse modo poderemos nos concentrar nas discussões mais importantes, o ideal para grupos lotados, ou mesmo mostrar imediatamente a que nos referimos após a mensagem original.

3. Mencionar os contatos

Com o Telegram podemos usar o símbolo “@” antes do nome de usuário para criar um link para determinada pessoa. Clicando no nome de usuário o perfil da pessoa será aberto, mas não apenas isso.
E assim chamaremos a sua atenção: mesmo se ela tiver silenciado as notificações, ela será marcada pela nossa mensagem. Realmente bastante útil para ocasiões importantes.

4. Hashtag

Como no Twitter, o Telegram também permite a utilização da hashtag (#) para criar seções virtuais em que são reagrupadas todas as mensagens referentes a um assunto. Bastará digitar # e em seguida escrever a palavra para criar uma nova hashtag, ou até mesmo selecionar uma pré-existentes.

5. Chats secretos e auto-destruição

Abrindo o menu do Telegram ou diretamente no perfil de um contato há uma opção para “Novo chat secreto” esse recurso te permite criar diálogos protegido por criptografia, ele não deixará rastros nos servidores do Telegram, além de ser permitido configurar um timer para auto-destruição.