Boi-bumbá Garantido realiza debates com grandes nomes da cultura nacional

O boi-bumbá Garantido, um dos expoentes do Festival Folclórico de Parintins (FFP) realiza uma série de lives intitulada “Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil”. A iniciativa pluricultural visa discutir e propor soluções para o setor, em tempos de pandemia. A estreia acontece, nesta segunda-feira (26), a partir das 20h (horário de Brasília).

O primeiro encontro será marcado pela presença do presidente do boi Garantido, Antônio Andrade Barbosa cuja interlocução será feita pelo presidente do grupo afro-baiano Olodum, João Jorge Santos Rodrigues. A mediação será conduzida pelo jornalista e escritor maranhense Daniel Castro.

“Os encontros e debates culturais que estamos realizando marcam a aproximação do Garantido com os outros grandes atores da cena cultural brasileira. Isso é fundamental para a troca de ideias, saberes e alternativas diante da tragédia que o setor cultural está vivendo atualmente no Brasil”, declarou o presidente do Garantido, Antônio Andrade.

Contexto

Devido à pandemia de covid-19, que infelizmente se aproxima das 400 mil vidas perdidas em todo o país, o setor cultural foi um dos setores econômicos mais atingidos pela necessidade de distanciamento social. Eventos de pequeno e grande porte foram cancelados em prol da saúde do público e dos profissionais.

Por outro lado, o consumo de cultura e entretenimento tem sido um aliado valioso tanto para a população em isolamento em suas casas – com filmes, séries, música, lives de artistas etc – quanto para os profissionais na linha de frente ao combate do vírus.

“Parintins viveu a dor da pandemia. O Boi Garantido perdeu nos últimos meses mais de 100 integrantes entre associados, artistas e brincantes, em decorrência do vírus. A cultura foi a ponte de conexão entre a dor e a esperança”, lamentou Antônio Andrade Barbosa.

Resiliente, Andrade afirmou. “Agora é momento de também priorizar a cultura, os artistas, os profissionais que atuam direta ou indiretamente neste setor. As entidades culturais de Norte a Sul do Brasil estão sendo a base para cuidar deste universo gigantesco de artistas e suas famílias, e de todos que fazem parte deste segmento da economia”.

Próxima convidada

No dia 29, será a vez de Biza Vianna. Biza é Diretora – presidente do Centro Afro Carioca de Cinema. A instituição localizada no bairro da Lapa no Rio de Janeiro tem por finalidade a promoção da cultura afro-brasileira e de seus artistas. O Afro Carioca também se caracteriza por elaborar projetos e ações que visam a realização permanente de atividades artísticas. O Centro tem forte atuação na cultura cinematográfica brasileira, caribenha e africana.

A live pode ser assistida nos canais do YouTube do Garantido (youtube.com/garantido) e do Olodum (youtube.com/olodumtv). Ao longo das próximas semanas, o projeto prevê as participações de grupos e entidades culturais de várias regiões do país com reconhecimento nacional e internacional.

Serviço

Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil
Com Antônio Andrade Barbosa (presidente do Boi Garantido) e João Jorge Santos Rodrigues (presidente do Olodum)
Dia: 26 de abril
Horário: 20h (horário de Brasília)
Mediação: Daniel Castro
Transmissão: canais no YouTube do Garantido (youtube.com/garantido) e do Olodum (youtube.com/olodumtv).