A primeira parada do Busão Cultural, desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Transporte do Estado do Amazonas (Sinetram), foi o residencial Viver Melhor, localizado no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus. O ônibus, que é uma biblioteca itinerante, vai levar conhecimento e entretenimento aos bairros de Manaus e ficará em pontos estratégicos do residencial até o próximo dia 10.
Diversos moradores da comunidade compareceram à biblioteca para conhecer o espaço, entre eles a autônoma Lucilene Santos, 38, que levou suas duas filhas e ficou encantada com o lugar.
“Essa biblioteca vai ser muito útil nesses dias que vai passar aqui na comunidade. É um espaço que a gente não tem aqui. Como minhas filhas adoram ler, às vezes tenho que leva-las para o Centro ou outro lugar, isso dificulta, pois é muito longe. Nos dias em que o Busão estiver por aqui, vou fazer o possível para trazer elas. A estrutura está muito boa”, revelou a autônoma.
De acordo com o presidente do Sinetram, Carmine Furletti, o Busão faz parte de uma série de projetos sociais que a instituição pretende fazer ao longo do ano. Além disso, algumas parcerias serão feitas para complementar no projeto.
“Estamos muito felizes em poder contribuir com a educação e entretenimento com a população da nossa capital. A gente sabe da dificuldade que as pessoas têm de frequentar estes espaços e por isso estamos proporcionando este ônibus, com esta finalidade. Esperamos que a população faça bom uso do espaço”, destacou Furletti.
A biblioteca é projetada sobre um ônibus articulado e possui um acervo de mais de três mil livros, todos doados. Entre os títulos estão livros infantis, um pequeno acervo para pessoas com baixa atenção, revistas digitais e a boa e velha barsa. Além disso, o veículo possui uma rampa para cadeirantes.