Pauiní é um município amazonense que no último senso do IBGE computou menos de 20 mil habitantes. Sua economia é baseada na agricultura de subsistência e a cidade depende dos repasses dos governos federal e estadual.
Há pouco tempo, o índice de analfabetismo na cidade era assustador e por isso o município foi alvo de programas e repasses de verbas. O objetivo era melhorar a educação e saúde…mas pelo visto não chegou nada para a população. O dinheiro estava indo para outro lugar.
Na manhã desta segunda-feira, Paiuní foi destaque nacional. A Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa responsável por fraudes e desvios de verbas públicas no valor de R$ 15 milhões naquele município. O grupo era composto por prefeita, vereador e secretários.
Porém dois detalhes vem causando frisson no Amazonas inteiro desde ontem. O nome da operação e as notícias de que a investigação é bem maior do que se imagina e em breve muitas surpresas vão sacudir o Estado.
Preocupados em ter seus nomes investigados, alguns políticos procuraram saber porque nao foi feito nada pelo Amazonas e sim pelo Acre. Simplesmente por questões de logística, já que Paiuni está mais perto de Rio Branco do que de Manaus.
Mas também nem adianta procurar informação na Polícia Federal do Amazonas, pois as investigações correm em outra esfera… O andar de cima está FERVILHANDO, se é que vocês me entendem. Enquanto isso, um outro escândalo sobre o Amazonas deve deixar o país novamente horrorizado essa semana.
Já estava na hora. A população não suporta mais viver tempos de crise, desemprego e miséria, enquanto alguns figurões desfilam sua corrupção descaradamente.
Segundo a Controladoria Geral da União – o nome ‘Cartas Chilenas’ faz referência a poemas do arcadismo que relatam um caso de um governador do Chile que usava verba pública para beneficiar sua família e apadrinhados.
Nosso estado merece respeito. Oremos!









