Casarão de Ideias marca presença na 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023

O evento, que ocorre em Buenos Aires até o domingo (4), selecionou apenas 90 empreendedores culturais em todo o Brasil

Foto: divulgação

O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) participa desta quinta-feira (1º) até domingo (4), da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023 (Mica), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). O evento, que ocorre no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, na Argentina, selecionou apenas 90 empreendedores culturais para participarem das rodadas de negócios e atividades formativas.

Único projeto selecionado do Amazonas, na categoria hip hop, o Festival Mova-se é promovido há 14 anos pelo CCCI. De acordo com João Fernandes, diretor do centro cultural, a experiência está sendo proveitosa e enriquecedora.

“É muito importante e valioso poder falar do nosso Estado em um evento tão grande e de cunho internacional. Além disso, viabilizar a comercialização de produtos e serviços, e promover o fortalecimento dos setores das indústrias culturais deve ser visto como prioridade”, comenta Fernandes.

Ele revelou, ainda, que pode encontrar a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pontuar algumas atividades desenvolvidas pelo Casarão de Ideias, no Amazonas. “Nosso encontro foi muito bom! Pude falar de alguns projetos do Casarão e a ministra se mostrou bastante receptiva ao nosso fazer cultural”.

Ao todo, o MinC registrou 1.244 inscrições. Dos critérios gerais para pontuação e seleção, foram consideradas a conexão da proposta ao evento; diversidade, representatividade, inclusão e criatividade; maturidade de negócios do empreendedor ou do empreendimento representado.

A seleção realizada pelo MinC contempla, ainda, todas as regiões do Brasil. Dos 90 escolhidos, 29 são do Sudeste, 24 do Nordeste, 16 do Centro-Oeste, 11 do Sul e 10 da região Norte.