Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), o Casarão de Ideias, espaço cultural localizado no Centro de Manaus, recebe a segunda edição do Festival de Cinema Brasileiro Fantástico (FCBF), porém, em uma versão pocket. A primeira edição do evento foi realizada de forma virtual, em 2020, e os interessados em participar podem se inscrever clicando aqui.
Durante dois dias, o público poderá conferir a exibição de curtas-metragens produzidos no Amazonas e em outros estados brasileiros como São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, além da oficina ‘Territórios do Cinema Fantástico’, ministrada por Fabrício Basílio.
O festival tem como objetivo exibir a pluralidade do cinema brasileiro que é atravessada por uma gama de gêneros e subgêneros: horror, ficção científica, fantasia, e também pelo real maravilhoso, o estranho, o absurdo e o afrofuturismo.
Entre as produções que serão exibidas, na quinta-feira, estão: ‘De Costas pro Rio’, de Felipe Aufiero; ‘Assombramitos’, de Elizângela da Silva; ‘Jamary’, de Begê Muniz; ‘Ditadura Roxa’, de Matheus de Souza Alves Moura e ‘Sol’, de Carlos G. Gananian.
Já a oficina ministrada por Fabrício Basílio, curador do festival e mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem o objetivo de apresentar teorias e gestos do sobrenatural no cinema. Para isso, é necessário partir de diversas obras audiovisuais dos mais diferentes países, abordando definições e as principais características do fantástico e de alguns gêneros que lhe cercam (o horror, a ficção científica e o realismo maravilhoso).