Centec celebra 15 anos formando mais de 200 novos profissionais em Manaus

(foto: divulgação)

Comemorando 15 anos de história, o Centro de Ensino Técnico (Centec) realizou, nestes dias 25 e 26 de setembro, uma cerimônia de formatura especial para mais de 200 novos técnicos e especialistas técnicos habilitados para o mercado de trabalho em Manaus. O evento de gala foi inspirado na cerimônia do ‘Oscar’, com direito a traje formal e música temática, sendo prestigiado por professores e equipe técnica da escola, além de familiares e amigos dos formandos.

Fundado em 2009 por Eliana Cássia de Souza e Juliana Nakano, o Centec já formou mais de 5 mil profissionais nas áreas de saúde, gestão, negócios, informática e processos industriais. Sempre se adaptando às demandas do mercado e introduzindo tecnologias e metodologias de ensino inovadoras, a escola expandiu recentemente suas ofertas com modalidades flexíveis e de ensino a distância, tornando a educação técnica mais acessível a um público ainda maior.

“Formar mais de 5 mil alunos ao longo desses 15 anos é mais que uma vitória institucional, é a transformação de inúmeras vidas e famílias”, destacou Eliana de Souza.

Formatura

Na primeira noite da colação de grau, os canudos foram entregues aos formandos dos cursos de Análises Clínicas, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Radiologia, Instrumentação Cirúrgica, Urgência e Emergência, Mamografia e Saúde do Trabalhador.

A oradora da turma, July Cardoso Gomes, emocionou a todos com suas palavras. “Hoje é uma noite para celebrar nossas conquistas, mas também para lembrar da responsabilidade que carregamos em cuidar da saúde e bem-estar daqueles que precisam. Esta vitória é nossa, mas também dos nossos familiares, professores e amigos, que nos apoiaram durante toda a jornada,” declarou July.

Já na segunda noite foi a vez dos concluintes dos cursos de Administração, Contabilidade, Eletrotécnica, Informática, Logística, Refrigeração e Climatização, Recursos Humanos, Serviços Jurídicos, Segurança do Trabalho e Auxiliar de Saúde Bucal.

“Estamos certos de que um horizonte de oportunidades, realizações e sucesso se abre para os novos técnicos formados pelo Centec. Que vocês voem alto e possam conquistar seus maiores sonhos,” disse a gestora de Recursos Humanos da instituição, Thalyta Fernandes.

Representando os formandos, Marcos Paulo dos Santos Amorim, destacou os desafios enfrentados ao longo da jornada acadêmica. “Essa colação de grau é a realização de um sonho, uma conquista coletiva, onde todos compartilharam as dificuldades e as superações do curso. Hoje inicia-se uma nova jornada, e que nunca nos falte humildade e sabedoria para atuar nos futuros desafios,” discursou Marcos.

Entre as muitas histórias de superação dos alunos, destaque para a de Edson Thiago Oliveira Reis, de 17 anos, que iniciou sua formação no curso técnico de enfermagem ainda de luto pela perda da mãe num acidente trágico. Com o canudo nas mãos, ele a homenageou prometendo seguir em frente sem nunca desistir. “Sempre tive amor em ajudar o próximo, e com a minha profissão sei que posso fazer a diferença, inclusive salvando vidas”, comentou o jovem que sonha ser médico no futuro.  O pai, Edson Reis Santos, 51, emocionado, garantiu que estará ao lado do filho em toda a sua trajetória.

Destaques

Além da entrega dos canudos, os alunos que se destacaram com os melhores desempenhos acadêmicos em cada turma receberam certificados de ‘honra ao mérito’, uma homenagem que reconheceu o esforço e a dedicação ao longo dos cursos.

Com um total de 203 formandos nas duas noites, a solenidade de colação de grau foi um marco na trajetória dos novos profissionais, que agora seguem rumo ao mercado de trabalho com o respaldo de uma formação técnica de qualidade. As celebrações se encerraram com a tradicional chuva de capelos, simbolizando o início de uma nova fase na vida dos formandos.

O Centec, que há 15 anos se compromete com a excelência no ensino técnico, reafirmou seu papel como transformador de vidas e de oportunidades para a população do Amazonas.