Após o sucesso na fachada do Teatro Amazonas, a instalação urbana “Entidades”, do artista roraimense e ativista indígena Jaider Esbell, falecido em 2021, chega ao Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), localizado na Rua Barroso, bairro Centro, a partir desta sexta-feira (25).
A instalação, composta por duas cobras infláveis de 17 metros de comprimento por 1,5 metros de largura, cada uma, foi criada em 2020 para a 5ª edição do Circuito Urbano de Arte (Cura), em Belo Horizonte (MG).
Ressaltando a força da floresta e dos seres, com forte influência da cosmologia indígena, a obra apresenta a pesquisa e a poética de Jaider em torno da ‘cobra grande’, a grande avó universal. De acordo com João Fernandes, diretor do CCCI, receber uma obra tão significativa como é a “Entidades” é uma honra.
“Estamos muito felizes em receber as cobras cósmicas criadas pelo Jaider Esbell. E mais felizes, ainda, de podermos oferecer aos apreciadores da arte, mais uma oportunidade de conferirem essa criação tão significativa desse artista roraimense e ativista que muito contribuiu para a arte contemporânea brasileira”, comenta João.
Vale ressaltar, ainda, que a instalação, que já passou pela Bienal de São Paulo e pelo Musée de L’Hospice Comtesse (Museu do Hospício Condessa), em Lille, na França, será ‘guardiã’ da obra criada pela artista peruana Olinda Silvano, na empena do edifício Rio Madeira, durante o Cura Amazônia.