
Na manhã desta sexta-feira (21), o Boi Caprichoso recebeu a visita de representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para tratar da gestão de resíduos sólidos da associação cultural. A ação atende a uma demanda do Ministério Público Federal (MPF) e faz parte de um conjunto de fiscalizações voltadas às agremiações de Parintins.
O Boi Caprichoso já esta em processo de elaboração de seu Plano de Gerenciamento de Resíduos, buscando aprimorar suas práticas ambientais e assegurar uma destinação correta aos resíduos gerados antes, durante e após o Festival de Parintins.
Felipe Portela, Assistente Ambiental/ Fiscal do Ipaam, destacou a importância dessa fiscalização para assegurar que as atividades culturais estejam alinhadas às normas ambientais.
“Estamos verificando essa questão da gestão dos resíduos nas associações folclóricas e cumprindo as solicitações dos órgãos fiscalizadores. Nossa ação de fiscalização busca levantar informações sobre como é feito o gerenciamento de resíduos oriundos da atividade do festival, desde a preparação até a finalização do evento, analisando a forma de disposição e os impactos ambientais gerados”, explicou Portela.
O vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas, ressaltou que a associação tem trabalhado para estruturar ações de gestão ambiental que minimizem impactos e promovam a sustentabilidade. “O Boi Caprichoso está comprometido em desenvolver práticas responsáveis, alinhadas com as exigências ambientais e culturais. Nosso objetivo é construir soluções eficazes para a destinação correta dos resíduos assegurando que o Festival de Parintins continue sendo uma referência cultural e ambiental”, afirmou.
A parceria entre o Boi Caprichoso e os órgãos ambientais reforça o compromisso da associação com a preservação do meio ambiente. O Plano de Gerenciamento de Resíduos é um passo essencial para tornar o festival cada vez mais sustentável, minimizando impactos e promovendo boas práticas ambientais.