Comunidade do Pesqueiro, em Manacapuru, recebe ação de orientação em saúde, nesta quarta-feira (17)

Foto: divulgação

A Comunidade do Pesqueiro, em Manacapuru, recebe nesta quarta-feira (17) uma ação de orientação em saúde sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), uso saudável das redes sociais e doenças crônicas. Organizada pela Liga Acadêmica de Clínica Médica, com o apoio do programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru, a ação é direcionada a estudantes de 14 a 17 anos, da Escola Municipal Lima Bernardo e à comunidade em geral.

Pesqueiro é uma comunidade ribeirinha a 30 minutos de barco da sede de Manacapuru. Além das rodas de conversa, a programação inclui, no local, a oferta de teste rápido de IST e distribuição de preservativos. O professor e coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade, Israel Reis, ressalta que, mais do que passar informação sobre prevenção, a ação tem o objetivo de ouvir e trocar experiências com os jovens e demais pessoas da comunidade.

Além do tema IST, os participantes vão receber orientação sobre as doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão, alertando para os riscos do não controle e a importância de hábitos saudáveis. “Queremos propor um ambiente de escuta para que as pessoas possam apresentar suas dúvidas e necessidades e, assim, criar um ambiente de acolhimento”, disse.

Participam da ação 25 pessoas, entre estudantes de Medicina, médicos residentes e professores da Afya Educação Médica. De acordo com a diretora geral da instituição, Karen Ribeiro, oportunizar que os estudantes tenham experiências práticas fora do ambiente da sala de aula é um dos principais pilares do ensino da Afya. “São essas vivências que vão enriquecer a formação dos futuros médicos”, destaca.