Conselho de Biologia da 6ª Região empossa diretoria para a gestão 2022-26

O Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-6) realiza, nesta quarta-feira (12), às 20h, a solenidade de posse dos profissionais que assumirão a administração da entidade, na gestão de 2022 a 2026. O CRBio-6 tem jurisdição em seis estados da região Norte. Representa mais de 3 mil profissionais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, que atuam em áreas como Biotecnologia, Educação, Meio Ambiente e Saúde.

São profissionais que desempenham importantes papeis na sociedade, como a preservação dos biomas (fauna e flora), controle de qualidade do ar, da água, de medicamentos e alimentos. Durante a pandemia, muitos têm trabalhado na linha de frente dos esforços de contenção ao coronavírus.

A solenidade de posse dos novos conselheiros será realizada em Manaus, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Distrito Industrial I, avenida Silves, 2222, Crespo), conduzida pela atual presidente do CRBio-6, Yamile Benaion de Alencar. Serão empossados dez conselheiros efetivos e dez suplentes. Logo após a cerimônia, haverá a primeira plenária da gestão, para eleição da nova Diretoria, composta por presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro.

O evento é uma realização do CRBio-06 e do Sistema Conselho Federal de Biologia/Conselhos Regionais de Biologia – CFBio/CRBios. Os novos conselheiros foram eleitos em pleito realizado no final de 2021.  A sede do CRBio-06 fica em Manaus. A entidade possui uma Delegacia Regional para os estados do Pará e Amapá, com sede em Belém/PA.

Serão empossados como conselheiros efetivos os biólogos Aldenira Oliveira da Silva, Andrea Cristina Santos de Moura, Daniel Souza dos Santos (que é embaixador, no Amazonas, do Instituto Lixo Zero Brasil), Israel Wilter Dourado Cabral, José Abílio Barros Ohana, José Felipe de Souza Pinheiro, Marcus Aurelio da Silva Pereira, Ronildo Baiatone Alencar, Rogério Fonseca e Sinandra Carvalho dos Santos Gomes.

Tomarão posse como conselheiros suplentes os biólogos Crisvaldo Cassio Silva de Souza, Fabiane Ferreira de Almeida, Júlio Nino de Souza Neto, Lucas Silva Santos Júnior, Marinês Rodrigues Bulbol, Priscila Alencar Azarak, Reydson Rafael Rosa Reis, Reynier de Souza Omena Júnior, Rosana Melquides Figueira de Matos e Tazianne Barros Barreto.

Na ocasião, também ocorrerá uma homenagem aos ex-conselheiros do CRBio-06 que se destacaram por relevantes contribuições à profissão de biólogo e à Biologia, com repercussão na qualidade de vida da população e na defesa da vida.

O evento contará com a presença dos conselheiros efetivos e suplentes, ex-presidentes e ex-conselheiros do CRBio-06. Entre os convidados, a presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal; a conselheira tesoureira do CFBio, Alcione Azevedo, presidentes dos regionais integrantes do Sistema CFBio/CRBios e autoridades locais.

Por conta das medidas preventivas para contenção da pandemia de coronavírus, a solenidade terá a quantidade de participantes reduzida, restrita a convidados. Para acesso ao evento, também será exigido o comprovante de vacinação de todos os participantes, equipes de apoio e profissionais de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.