Criança armada causa polêmica

Foto de criança armada e fardada de PM  gera protesto por parte da OAB – Conselho Federal, Comissão dos Direitos Humanos e Jair Bolsonaro os chama de “canalhada” em seu perfil do Facebook ao comparar com foto de criança travestida que foi capa da revista Nova Escola e que recebeu prêmio de melhor capa de 2015. Mais uma vez Jair Bolsonaro causa polêmica e compara situações incomparáveis, ao dizer que a revolta do Direitos Humanos era por causa da criança fardada.

Segundo a OAB, o protesto dos Direitos Humanos não foi por causa da foto da criança fardada e sim por ela estar usando ALGEMAS e CASSETETE.

O twitter da Polícia Militar do Estado de São Paulo postou neste mês de fevereiro a foto de uma criança fardada, segurando um cassetete e um par de algemas com a hashtag #podeconfiarpmesp. Foi o suficiente para gerar polêmicas no Twitter, com alguns usuários criticando duramente a ação da PM.

Sobre a foto, o Conselho Federal da OAB se manifestou, através de Ariel de Castro Alves, coordenador estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos e um dos fundadores da Comissão da Criança e do Adolescente:
“A criança é colocada em uma situação constrangedora, vexatória. Foi exposta com uma arma, ainda que não seja uma arma de fogo, mas armas usadas para reprimir, como o cassetete e a algema para prender. Não são brinquedos. Fazem parte dos instrumentos de trabalho da corporação. Houve uma utilização indevida. Foi claramente entregue por um adulto que faz parte da corporação”.

Ariel acrescentou que a foto pode gerar problemas para a criança no futuro. “Por ela ter sido colocada com símbolos de repressão e violência de uma polícia vista como repressiva, ela pode passar por situações de constrangimento na escola”.
O fato é que a foto foi uma infelicidade e poderia ter sido evitada. O bom senso pelo visto tirou férias. Oremos!