O Sindicato Estadual de Guias Turísticos do Amazonas tenta junto ao governo do Estado reabrir o Teatro Amazonas às segundas-feiras para visitação pública. De acordo com a presidente da entidade, Rocilda Oliveira da Silva, desde o dia 28 de abril a Secretaria de Estado de Cultura, responsável pelo local, decidiu fechar as portas. Agora, o Teatro Amazonas fica dois dias fechados: domingo e segunda-feira. O secretário de Cultura, Robério Braga, disse que a medida foi adotada em função da baixa demanda de visitantes nesse dia da semana e da necessidade de redução de despesas durante a crise econômica que atinge as finanças do Estado e reduziu o orçamento da secretaria.
Para o sindicato, o fechamento prejudica o turismo do Estado, porque muitas agências fecharam pacotes no ano passado, e incluíram o teatro no roteiro de visitação. “Não dá para adiar a visita para terça-feira se ele estava agendada para segunda-feira, porque geralmente os turistas vêm para passar poucos dias”, disse Rocilda Silva.
A presidente do sindicato disse que todos foram pegos de surpresa com a decisão do governo. “No dia 27 de abril, o governo chamou o trade de turismo para discutir uma matriz econômica para o turismo. E no dia seguinte, fomos surpreendidos com o fechamento do teatro. Ninguém foi consultado”, disse.
Robério Braga disse que o sindicato não aceitou a proposta da secretaria de abrir o teatro às segundas-feiras apenas para visitas pré-agendadas. “Os guias turísticos não chegaram a admitir a alternativa que apresentamos e querem que o teatro fique aberto todos os dias. Nós propusemos que os grupos organizem as visitas às segundas-feiras e agendem previamente, que naquele horário o teatro será aberto”, disse.
De acordo com o secretário da SEC, às segundas-feiras o número de visitantes fica entre 16 e 20 pessoas. Cada visitante paga R$ 10,00 para entrar no prédio. “Eu não tenho como precisar o valor da despesa para manter o teatro aberto, as precisamos de 16 funcionários, de ar-condicionado, de limpeza, de iluminação. Tudo isso é custo para o governo”, disse.
A baixa demanda não é apenas às segundas-feiras. Robério Braga disse que durante todo o ano passado, o Teatro Amazonas recebeu 52 mil visitantes, um número quase oito vezes menor do que em 2002, quando foram registrados 400 mil visitas.
O secretário da SEC também disse que em qualquer lugar do mundo os locais de visitação turística são fechados um dia da semana para manutenção. Segundo ele, o Teatro Amazonas não era fechado, mas por conta da baixa demanda foi uma forma encontrada para reduzir despesas.









