Cuidado com o que vem do céu

Há 20 anos, Justiça Federal autorizou uma grande operação no Aeroclube de Manaus. Mais de dez pessoas foram presas, entre elas pilotos e membros da diretoria do clube.

O motivo? Associação para o tráfico de drogas. As aeronaves saiam preparadas para serem abarrotadas de entorpecentes, inclusive com tanques adulterados para caber mais combustível , e partiam em direção a pistas clandestinas espalhadas pelo país, especialmente na fronteira do alto Solimões, para pegar e entregar drogas. Todos foram condenados e cumpriram suas penas.

E de lá para cá não se ouviu mais falar no envolvimento do local com crimes de drogas. Mas há outras ilegalidades que o editor-chefe apurou durante a quarta-feira do acidente. Moradores dos bairros Parque 10, União, Flores e Parque das Laranjeiras denunciaram ao Portal que as pequenas aeronaves passam – principalmente aos sábados – em voos rasantes pelos seus quintais. Reclamam eles que isso não pode ser correto porque tem que respeitar uma altura mínima de voo.

Diversas vezes eles já sentiram que pequenos aviões ou ultraleves estavam perto de despencar sobre suas cabeças, mas não sabem a quem denunciar esse fato.

Uma dona de casa que preferiu não se identificar disse o seguinte:

pode ter um aeroporto desses dentro da cidade? Quando a gente reclama que tão voando muito baixo eles só faltam bater na gente, meu marido foi lá outro dia e saiu com medo. Que lugar é esse?

Existem vários órgãos que podem fazer fiscalização no local e estão devendo uma satisfação aos moradores. O editor-chefe lista os seguintes:
•A ANAC – agência nacional de aviação civil é a autoridade brasileira responsável pela normatização e fiscalização das atividades de aviação civil e de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária.
•O CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos possui a tarefa promover a prevenção de acidentes aeronáuticos, preservando os recursos humanos e materiais, pois é o órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SIPAER.
•Polícia Federal: tem o papel de polícia aérea, marítima e de fronteira.

Todos esses órgãos estão sujeitos ainda ao fiscal da lei, aquele que defende a sociedade principalmente quando há caso de flagrante omissão: o Ministério Público Federal. O Órgão tem muito trabalho pela frente para evitar que novos acidentes aconteçam, haja vista que os moradores já tem reclamação contra o aeroclube há muito tempo. Não adianta depois ficar dizendo que era uma tragédia anunciada.

Depois do pior, só resta rezar. Oremos!