Cursos do Barco-Escola SENAI Samaúma II têm procura elevada em Autazes

Quinhentos moradores do município de Autazes, localizado a 113 quilômetros de Manaus, são os mais novos formandos dos cursos do Barco-Escola SENAI Samaúma II, unidade móvel que percorre os rios da Amazônia, ministrando mais de 20 cursos profissionalizantes às populações ribeirinhas.

Realizada no Ginásio Poliesportivo Nicolau de Souza Bello, a solenidade consolidou mais uma etapa de entrega de cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional da instituição. Para o diretor regional do SENAI Amazonas, Rogério Pereira, a ocasião foi um marco tanto para instituição como para o município. “Considero esta cerimônia um ponto de partida e nós nos sentimos orgulhosos em proporcionar e participar desse momento que será fundamental para o desenvolvimento das pessoas e da indústria no Amazonas”, destacou.

Um dos alunos a receber a certificação, José Luiz Albuquerque, de 59 anos, concluiu os cursos de Informática Básica e Mecânico de Motores de Popa. Revelou o indígena, da etnia Mura, que buscou o Barco-Escola SENAI 40 anos depois da realização de seu primeiro curso profissionalizante na instituição. “Na primeira vez, estudei mecânica no SENAI na Escola Waldemiro Lustoza, em Manaus e, quando soube que o barco estava vindo para Autazes, decidi saber se havia a possibilidade de eu ter uma reciclagem, por conta da minha idade”, explicou o mecânico, ao afirmar que se sentia muito obsoleto em alguns conhecimentos e, com a nova certificação, já se sente com a autoestima melhorada.

Eva Pinheiro Maia, 50 anos, também realizou os cursos de Modista Costureiro de roupas e lingerie, oferecidos pela unidade móvel. A empreendedora, mãe de sete filhos, costura há 30 anos, mas nunca havia realizado um curso para expandir os seus conhecimentos técnicos. Eva relatou sua satisfação com o ensino: “Foi uma experiência maravilhosa, pude conviver com a professora Celeste Souza, que possui um grau de conhecimento excelente e que compartilhou aprendizados que foram além da costura”, comentou.

Tendo em vista a grande adesão aos cursos em Autazes, o diretor técnico do SENAI Amazonas, Rafael Lobo, avaliou a existência de uma demanda reprimida, de pelo menos mil pessoas interessadas nos cursos profissionalizantes. “Iremos avaliar a possibilidade de permanência no município por mais três meses”, destacou o diretor.

O Barco Escola Samaúma II oferece 21 cursos nas áreas de administração, informática, mecânica, elétrica, eletroeletrônica, vestuário e alimentos. Com carga horária que varia entre 160 e 20 horas, tendo a duração de cinco a 40 dias. Compõem a lista dos cursos ofertados: Assistente Administrativo, Chefia e Liderança, Relações Interpessoais, Qualidade no Atendimento ao Cliente, Mecânico de Motores a Diesel, Mecânico de Motores de Popa, Modista Costureiro, Modista Costureiro de Lingerie, Eletricista Instalador Residencial, Eletricista de Comandos Elétricos, Mecânico de Motocicleta, Mecânica de Manutenção de Chassi, Freios e Suspensão de Motocicletas, Mecânico de Manutenção de Motor de Motocicleta, Eletroeletrônica de Motocicletas, Padeiro, Pizzaiolo, Padeiro de Pães Caseiros, Confeiteiro de Doces e Salgados, Confeiteiro de Bolos Caseiros, Operador de Microcomputador (Informática Básica), e Informática Avançada.