Defensoria Pública fará atendimentos no Esquenta da Parada do Orgulho LGBT

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizará atendimentos à população durante o Esquenta da XVII Parada do Orgulho LGBT, que será realizado no próximo dia 27 de agosto, domingo, a partir das 17h, na Avenida Sete de Setembro (ao lado da loja C&A), Centro de Manaus. A DPE-AM está apoiando a Associação da Parada do Orgulho, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (APOLGBT-AM) na realização do evento e participará com uma equipe da Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, que prestará atendimentos no ônibus da instituição e contará com um grupo de voluntários.

 O defensor público Roger Moreira, responsável pela Defensoria de Direitos Humanos, explica que o atendimento é livre, para qualquer que seja a demanda. “Se não pudermos resolver o problema diretamente, faremos o encaminhamento para o local de direito. Vamos fazer o atendimento jurídico a quem deseje ingressar com algum pedido na Justiça ou fazer algum tipo de denúncia”, afirma.

O ingresso para o evento será um quilo de alimento não perecível, que será doado à Associação de Amparo Social Frei Mário Monacelli, que acolhe pessoas que vivem com HIV, no endereço da Rua Luiz Antony, 115, Centro (atrás do Colégio Militar). Além dos alimentos, os participantes do evento podem doar colchões, travesseiros, roupa de cama, roupa de banho e produtos de higiene pessoal.

 O esquenta da Parada do Orgulho LGBT é tradicionalmente realizado um mês antes do evento principal, que neste ano deve ser realizado em 1º de outubro, na Ponta Negra.

“A Defensoria Pública é um dos órgãos que vem abraçando a causa da população LGBT, através das nossas reivindicações de lutas. É uma parceria importante, porque, muitas vezes, as portas são fechadas para o movimento. E a Defensoria também tem trabalhado conosco a questão dos nossos direitos que, muitas vezes, são usurpados e retirados, uma vez que a LGBTFOBIA ainda assola de modo transparente nossa população e os crimes de ódio contra nossa população ainda continuam sem solução”, avalia Bruna La Close.

Bruna La Close, informa que a Coordenação Estadual de DST/AIDS, participará do esquenta fazendo teste rápido para HIV e prestando informações e orientações sobre prevenção, com distribuição de preservativos e material educativo. A Semmasdh estará presente com uma equipe de orientação, informando sobre os serviços que a secretaria oferece à população e a Semsa também estará presente com uma ação de orientação de prevenção, através da Coordenação Municipal de DST/AIDS, disponibilizando preservativos.

 A programação do esquenta da Parada do Orgulho LGBT inclui a escolha das personalidades gay, lésbica, travesti e drag, shows dos DJs Gabriel Medeiros e Rhanna Evans, de bandas, de drags e apresentação de um grupo de dança. A realização é de Bruna La Close e a apresentação do evento é de Brenda Lamask e Gerson Neto.