Depois de ter a sexta-feira mais quente do ano, fim de semana promete superar o calor dos últimos 40 anos na capital

Depois de registrar a maior temperatura do ano na última sexta-feira (11), com termômetros marcando 37.3°C, e com a sensação térmica 42.2ºC, o amazonense deve sofre um pouco mais com o calor neste fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as temperaturas em Manaus, neste sábado e domingo, devem ser as mais altas dos últimos 40 anos, com os termômetros atingindo 39°C, segundo alerta os meteorologistas do Climatempo. A mínima deve alcançar 25°C.

A última vez que a capital amazonense registrou temperaturas acima de 38°C, foi no dia 30 de setembro de 2010, quando a máxima registrada chegou a 38,3°C, na época recorde em 35 anos.

Além das altas temperaturas, a unidade do ar também deve cair muito neste fim de semana, podendo chegar a 24%, no domingo, o menor índice do ano. Apesar de o calor ser normal neste período do ano, uma vez que estamos no conhecido verão Amazônico o calor escaldante que tem tomado conta da capital está mais acentuada em função dos efeitos do fenômeno climático conhecido como El Niño, que consiste no aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais na região Equatorial do Oceano Pacífico, que causa uma modificação da circulação dos ventos.

Segundo o meteorologista do Inmet, Gustavo Ribeiro, o forte calor e seca que neste período estão acima da média registrada em anos anteriores só devem ser amenizados a partir do mês que vem, quando inicia “a estação chuvosa” (outubro e novembro).

Márcia Oliveira

Repórter do Portal Jander Vieira

Foto: reprodução da internet