A luta pela construção da Ponte Rio Solimões ganhou mais um reforço. O Deputado Estadual Francisco Souza esteve no município de Manaquiri, no interior do Amazonas, na última segunda-feira (30), com uma comitiva que tinha como objetivo de recolher assinaturas em defesa da ponte. Na ocasião foram recolhidas mais de 500 assinaturas, além da distribuição de jornais e panfletos com informações sobre a ponte Rio Solimões. A comitiva percorreu as principais ruas da cidade, além de praças e o porto de Manaquiri.
Moradora do município a mais de 15 anos, a comerciante Valdinete Silva, foi uma das pessoas a assinar o documento. De acordo com a comerciante, a construção da ponte irá trazer desenvolvimento para o Manaquiri. “Faço questão colocar meu nome no abaixo-assinado. Se unirmos nossos esforços, a ponte se tornará uma realidade”, afirmou a comerciante.
Durante a visita ao o deputado Souza conversou com moradores e explicou detalhes do projeto da ponte Rio Solimões. “Existe uma grande curiosidade das pessoas sobre a nova ponte”, revelou Souza. “Ao visitarmos os municípios, aproveitamos para explicar detalhes da obra e como ela beneficiará o Amazonas”, acrescentou.
Quando a ponte Rio Solimões estiver construída, vai ligar os municípios de Manacapuru e Manaquiri, no trecho onde o rio Solimões é mais estreito. A ideia é facilitar a ligação do Amazonas com as regiões Centro-Oeste, sudeste e Sul do Brasil, por meio da BR-319.
“Não será uma ponte ligando apenas dois municípios. Será a ponte que ligará o Amazonas ao restante do País, através da BR-319”, explicou Souza.
Atualmente, quem deseja chegar ao Centro-Oeste do Brasil, tem que atravessar os rios Negro e Solimões, por meio de balsas, e depois cruzar a BR-319. “Com a ponte, a viagem será mais rápida e com mesmos custos, beneficiando moradores de todo Amazonas”, planeja Souza.
Até agora, foram reunidas mais de 70 mil assinaturas pedindo a construção da ponte Rio Solimões. Os abaixo-assinados estão sendo realizados em Manaus, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré e Humaitá. A meta é reunir mais de 120 mil assinaturas até o início de 2016.









