Dia D de vacinação contra a gripe terá 649 postos de vacinação em Manaus

Público-alvo é de 424.402 pessoas e a meta é vacinar 90% deste total

O Dia D de vacinação contra a gripe, seguindo a mobilização nacional de imunização contra o vírus Influenza, causador da doença, ocorre neste sábado (12). A abertura será às 8h30, na Policlínica Castelo Branco, na rua do Comércio, Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.

O público-alvo é de 424.402 pessoas e a meta é vacinar 90% deste total. Para isso, serão disponibilizadas em torno de 450 mil doses de vacina.

Em toda a cidade, haverá 649 postos de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), policlínicas, Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), igrejas, supermercados, escolas, Clubes de Mães, entre outros pontos, que funcionarão das 8h às 17h, distribuídos em todas as zonas da cidade, inclusive na zona rural. Nos shoppings Via Norte, Nova Cidade, Cidade Leste, Studio 5, Manauara, Amazonas e Millennium, o horário será diferenciado, das 10h às 18h.

Além disso, serão disponibilizados 177 postos volantes que circularão em áreas estratégicas para atender as comunidades. Os últimos ajustes foram feitos durante reunião na manhã desta quarta-feira, 09/05, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, da qual participaram os subsecretários de Gestão Administrativa e Planejamento, Jean Abreu, e de Gestão da Saúde, Adriana Elias, com responsáveis pelas áreas de Vigilância Epidemiológica, Imunização, Logística e Comunicação.

Público-alvo

A campanha é voltada para indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas (aldeados e assistidos pela SESAI), crianças na faixa etária de seis meses a menor de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das escolas públicas e privadas.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar o laudo médico, receita, carteirinha dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber o imunobiológico, assim como, os professores também deverão apresentar documentos (crachá, contra cheque ou outro documento) que comprovem a profissão.