A saúde bucal desempenha um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas, impactando diretamente a autoestima e a confiança pessoal. Celebrado em 8 de julho, o Dia Mundial da Alegria destaca a importância da higiene bucal, pois um sorriso saudável e radiante não se trata apenas de uma questão estética, mas também de autocuidado.
A saúde bucal vai muito além do simples ato de escovar os dentes todos os dias. A higiene adequada envolve uma combinação de cuidados diários que inclui também o uso de fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas regulares ao dentista. Essas práticas ajudam a prevenir problemas dentários, como cáries, gengivite e mau hálito, além de promover uma boca saudável e um sorriso intenso.
Conforme o cirurgião-dentista Matheus Sebe, da Hapvida Interodonto, ter um sorriso bonito e saudável não apenas reflete o cuidado com a aparência, mas também tem um impacto direto na autoestima das pessoas. Quando estamos satisfeitos com o nosso sorriso, sentimos mais confiança em nos relacionar com os outros, expressar nossas emoções e desfrutar de uma vida social plena.
“Muitos problemas odontológicos podem ser resolvidos para devolver a autoconfiança dos pacientes. Quando temos confiança em nosso sorriso, nos sentimos melhor e mais felizes, favorecendo o relacionamento com os amigos e familiares. Essa confiança pode nos levar a abrir portas e elevar a nossa autoestima”, afirma Matheus.
Entre as recomendações, é importante que as pessoas procurem um profissional dentista para que se possa identificar os problemas visíveis e os não perceptíveis.
Ao sorrir, acontece a liberação da endorfina, um hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que contribui para uma melhor saúde mental e emocional. Além disso, ter dentes saudáveis e um sorriso bonito pode influenciar positivamente na autoconfiança e, consequentemente, nas oportunidades pessoais e profissionais, transmitindo uma imagem de segurança.