O dia 20 de janeiro é marcado pelas comemorações do Dia Mundial do Queijo, um alimento querido e muito presente nas refeições dos brasileiros. É inegável a versatilidade e o sabor irresistível de um bom queijo. Segundo a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Facimp Wyden, Bárbara Soares, embora muitos tenham dúvidas sobre seus valores nutricionais, esse alimento pode, sim, ser benéfico para a saúde, desde que consumido com moderação.
Bárbara explica que, quando consumido de forma adequada, o queijo pode ser uma fonte rica de nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas A e do complexo B, além de minerais como cálcio, fósforo, zinco e selênio. Esses nutrientes desempenham papéis importantes na saúde óssea, no fortalecimento do sistema imunológico e na proteção contra danos celulares. Além disso, o alimento contém ácidos graxos que podem beneficiar a saúde cardiovascular e cerebral. Alguns tipos de queijo, como os fermentados e os de cabra, ainda podem conter probióticos que auxiliam na saúde intestinal.
“Adicionar queijo de forma equilibrada à dieta semanal pode ser feito ao escolher aqueles de menor teor calórico, combinando-os com outros alimentos saudáveis. Por exemplo, é possível adicionar queijo nas saladas com vegetais frescos e folhas verdes. O controle da quantidade consumida é fundamental; use o queijo como complemento, e não como o ingrediente principal”, orienta e indica a nutricionista.
Quais são os tipos mais benéficos?
Os queijos considerados mais saudáveis geralmente têm menos gordura, calorias e sódio, além de oferecerem nutrientes importantes, como proteínas e cálcio. Na hora de escolher o tipo mais adequado, é recomendável consultar a tabela nutricional e a lista de ingredientes, optando pelos menos calóricos e com menores teores de gordura e sódio. Confira algumas das opções mais saudáveis:
Queijo Cottage: possui baixo teor de calorias e gordura, sendo rico em proteínas e cálcio.
Ricota: tem sabor suave, baixo teor de gordura e alto teor de cálcio. É também mais fácil de digerir do que outros queijos.
Mussarela light (ou desnatada): apresenta menos gordura e calorias em comparação à mussarela tradicional, além de ser rica em proteínas.
Queijo minas frescal: é rico em água e apresenta menos gordura e sódio em relação aos queijos curados. É excelente para uma alimentação equilibrada e leve, com menor impacto calórico.
Queijo de cabra: possui menor teor de lactose e gordura em comparação ao queijo de vaca, além de um sabor distinto. Contém ácidos graxos que podem auxiliar na digestão e no metabolismo.
E para aproveitar bem essa data comemorativa, Bárbara compartilha uma receita prática, nutritiva e saborosa que combina queijo com outros alimentos saudáveis. Confira:
Salada Mediterrânea com Queijo Cottage
Ingredientes (Serve 2 pessoas):
- 100 g de queijo cottage;
- 2 xícaras de folhas verdes (alface, rúcula, espinafre);
- 1 tomate grande (ou 10 tomatinhos-cereja) cortado em pedaços;
- ½ pepino em rodelas finas;
- ¼ de cebola roxa fatiada finamente;
- 10 azeitonas pretas ou verdes (opcional);
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
- 1 colher de sopa de suco de limão fresco;
- 1 colher de chá de orégano seco;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
- Prepare os vegetais: Lave bem as folhas verdes e os legumes. Corte o tomate e o pepino e fatie a cebola roxa;
- Monte a salada: Em uma tigela grande ou prato raso, disponha as folhas verdes. Adicione os pedaços de tomate, pepino, cebola e as azeitonas;
- Adicione o queijo: Distribua o queijo cottage por cima dos vegetais;
- Prepare o molho: Em um recipiente pequeno, misture o azeite, o suco de limão, o orégano, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa bem até formar uma emulsão;
- Finalize: Regue a salada com o molho e misture delicadamente. Sirva imediatamente.