Nesta sexta-feira (20), a partir das 18h30, o Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, bairro Centro, ao lado do Palácio Rio Negro, recebe o documentário ‘A Lenda do Anselmo – O Encanto do Rio Maués-Açu’, com entrada gratuita.
A produção, que foi dirigida por Amino Vasconcelos, resgata a história de uma lenda amazônica que fascina moradores do município de Maués (distante 276 quilômetros da capital), desde a década de 1930.
Com 30 minutos de duração, o documentário foi criado a partir de depoimentos de moradores daquela cidade, que contaram detalhes da vida e sobre os feitos de Anselmo, um pescador nada comum e que tinha poderes místicos e uma profunda conexão com a natureza.
“Nosso objetivo foi valorizar e preservar a memória de Anselmo, um homem que marcou a história de Maués e que continua impactando gerações”, afirma o diretor Amino Vasconcelos, lembrando que o documentário foi contemplado por meio da Lei Paulo Gustavo em Maués, via Secretaria de Cultura e Turismo de Maués.
Já o roteirista e editor da obra, João Enan, reforça que “a lenda é muito mais do que uma simples história”. “Ela representa a fé, a crença e o respeito por um mundo mágico que coexiste com o nosso. É uma narrativa que nos conecta com nossas raízes e nos lembra da importância de preservar as tradições e os saberes populares”, comenta ele.
De acordo com a produção do documentário, uma das histórias mais fascinantes sobre Anselmo é sobre seu desaparecimento misterioso. A lenda conta que o homem saiu para pescar e nunca mais foi visto, sendo encontrada apenas sua canoa com seus instrumentos de pesca, remo e sua roupa.
A partir desse acontecimento, a lenda começou a tomar forma, com aparições misteriosas e em forma de cobra grande, e Anselmo passou a ser considerado um ser encantado, que possui poderes mágicos e que habita o mundo da encantaria.
—