E-books lançados pelo Corecon-AM mostram realidade socioeconômica da Amazônia em Congresso Acadêmico Nacional

Quatro publicações contendo análise acadêmica sobre contexto socioeconômico do Amazonas estão sendo lançados esta semana na 59° edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). As publicações têm autoria e organização da economista Michele Lins Aracaty e Silva, vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) e são em formato virtual. O evento acontece de forma remota até o dia 6 de agosto.

“O economista tem a responsabilidade de entender o contexto em que a sociedade está inserida, que fatores interferem em determinadas dinâmicas que servem como um retrato da realidade e perspectiva de atuação para melhorias do cenário apresentado. Na região amazônica, procuramos contribuir olhando para vários aspectos e tentando mensurá-los a fim termos um retrato contemporâneo dos problemas que nos assolam historicamente”, afirma a economista Michele Lins Aracaty e Silva.

Os e-books, que tiveram evento de lançamento feitos pelo Corecon-AM, abordam problemáticas relacionadas à sustentabilidade, infraestrutura e inovação na região amazônica. Entre os títulos publicados estão “Análise das Potencialidades Socioeconômicas do Estado do Amazonas”, que aborda assuntos como a operação da Zona Franca de Manaus e a discussão de um novo modelo de desenvolvimento regional; “Desenvolvimento regional na Amazônia: infraestrutura, capital humano, renda e trabalho”, que fecha a trilogia de estudos sobre a região amazônica de estudos de caso e artigos científicos conduzidos por docentes e pesquisadores.

Em âmbito nacional, na obra “Riqueza, desigualdade e pobreza no Brasil: aspectos socioeconômicos das regiões brasileiras”, cinco trabalhos desenvolvidos por acadêmicas em Ciências Econômicas da UFAM, organizados pela economista, promovem uma releitura do livro “Geografia da Fome” de Josué de Castro, de 1946, atualizando dados sobre desigualdade e problemas sociais nas cinco regiões brasileiras.

As três obras são publicações da editora Atena. Outro título assinado pela economista, “Sustentabilidade e Inovação na Amazônia: perspectivas do âmbito científico para o mundo”, possui a coautoria de Leonardo Marcelo dos Reis Braule Pinto, da editora Casa Acadêmica.

Durante a 59° edição, além da cerimônia de lançamento da publicação dos materiais, estão previstas rodas de conversa, exposição de trabalhos, reuniões dos grupos de estudos e painéis interativos com representantes do setor econômico e da pesquisa científica, com foco no tema central: “Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais”. Simultaneamente ao Sober, ocorre o 6° Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), cuja proposta visa ampliar o conhecimento e o fortalecimento do modelo participativo.

Por conta da epidemia de Covid-19, mais uma vez o evento acontecerá virtualmente, em respeito às medidas sanitárias atuais.