Eletrobras retira seis ligações clandestinas durante operação na Cidade Nova

A Eletrobras Distribuição Amazonas realizou uma ação de fiscalização para combater e coibir a prática de furto de energia nas ruas Buriti e Bacuri, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. A ação foi realizada nesta quarta-feira (02), e inspecionou a medição e o padrão de entrada de várias residências e estabelecimentos da localidade.

No total, cinco equipes técnicas da Distribuidora participaram da operação, realizando 54 visitas, desligando seis ligações clandestinas e regularizando nove unidades consumidoras nas ruas fiscalizadas. Parte das irregularidades estavam ligadas diretamente à rede elétrica de baixa tensão da Distribuidora. Outros casos apresentaram desvios em determinadas fases da medição de energia elétrica.

As residências e estabelecimentos, incluindo uma igreja evangélica, tiveram o fornecimento de energia suspenso de imediato e foram adotados os procedimentos de abertura do Termo de Ocorrência e Inspeção e o levantamento da carga instalada. Os responsáveis foram notificados. O prejuízo estimado causado à Empresa foi de cerca de R$ 16.200 mil.

A Eletrobras Distribuição Amazonas destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.