Na próxima quarta-feira (9), a Rainha Elizabeth 2ª, quebra o recorde de sua tataravó, a rainha britânica Vitóra (1819-1901) que ficou 63 anos, sete meses e dois dias no trono. A disposição da rainha é de deixar muitos boquiabertos, ela aderiu há pouco tempo ao Twitter e posou para fotos com o casal de bisnetos – o príncipe George e a princesa Charlotte.
Em suas aparições públicas, Elizabeth 2ª não parece dar mostras de que pretenda abdicar em favor do seu filho, o príncipe Charles, que é o herdeiro presumido da Coroa. A então princesa se tornou rainha com a morte do pai, George 6o, em fevereiro de 1952, mas só foi entronizada em 2 de junho de 1953. Elizabeth 2ª é, também, a rainha de 16 dos 53 Estados-membros da Comunidade Britânica de Nações (“Commonwealth”), incluindo o Canadá e Austrália, entre outros. Além disso, é governadora suprema da Igreja da Inglaterra.
Hoje há quem conteste os gastos da manutenção da monarquia e de toda a sua pompa mesmo em solo britânico, mas a rainha ostenta índices de popularidade que passam dos 70%. A monarquia perdura desde o século 10 no Reino Unido.
Foto: reprodução da internet









