Em quatro meses de funcionamento, Disk 129 da Defensoria Pública fez 3.180 atendimentos e encaminhamentos

O projeto piloto do Disk 129, implantado em setembro deste ano pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) na unidade que funciona no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Alvorada, registrou 1.928 agendamentos dos quais 1.252 foram encaminhados para as unidades do órgão, totalizando 3.180 atendimentos no total. Por meio do Disk 129, a população pode tiras dúvidas e agendar seu atendimento na unidade da DPE do PAC Alvorada. O serviço funciona das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.

O defensor anunciou ainda que a próxima unidade a ser atendida pelo Disk 129 será a que funciona na unidade da DPE instalada no PAC Via Norte. “Esse é um novo modelo de atendimento cujo objetivo é eliminar filas nas unidades da Defensoria Pública e melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população”, afirmou Thiago, explicando que os números qualificam as condições da Defensoria de ampliar esse serviço para outras unidades.

Para a implantação do projeto de atendimento, a Defensoria Pública ampliou a estrutura do Disk 129 e promoveu capacitação visando preparar a equipe para realizar agendamentos e qualificá-la para o aumento da demanda por informações por telefone. Houve também atualização do sistema de gestão de interno da Defensoria Pública, chamado de Próton, para disponibilizar o serviço de agendamento.

Também foram atualizados os dados referentes às informações prestadas à população no que se refere aos locais de atendimento, horários de funcionamento das unidades, quem são os defensores que atuam em cada núcleo e os números de telefones de cada unidade.

O modelo de atendimento pelo Disk 129 é fruto do processo de modernização administrativa que está sendo implantado pela DPE-AM com apoio do Instituto Áquila, que presta consultoria na área de gestão. Nesse processo, o diagnóstico feito sobre a instituição identificou a oportunidade de eliminar as filas de atendimento, existentes em todas as unidades.