Empreendedores regionais de diferentes segmentos estarão na próxima quarta-feira (3) e quinta-feira (4) expondo seus produtos e serviços na III Feira de Empreendedorismo e Inovação da Faculdade Santa Teresa (FST). O evento conta com programação diversificada, com expositores de diversos ramos, como moda feminina, acessórios regionais, confeitaria, camisaria masculina, ótica, design e bordados, sustentabilidade, papelaria e culinária amazônica.
A programação é gratuita e acontece a partir das 18h, na sede da FST, na rua Acre, 200, bairro Nossa Senhora das Graças. A coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da faculdade, Joziane Mendes, ressalta que a intenção da feira é estimular o desenvolvimento regional, através do fortalecimento do empreendedorismo local, além de possibilitar aos estudantes a troca de experiências com os profissionais.
“A exposição promove o compartilhamento de histórias e experiências de negócios, sendo uma oportunidade e exemplo aos participantes de aprenderem com empreendedores que já passaram por etapas de construção de uma empresa”, destacou.
Segundo Joziane Mendes, nesta edição, além de empreendedores externos, há a participação de sete alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Design de Moda, Gastronomia e Direito que estarão expondo suas marcas. “Eles estão na graduação, mas já empreendem e mantêm negócios em expansão”, adiantou.
Entre os expositores está o empreendedor e estudante do curso de Design de Moda, Júnior Abrihim, que mantém uma marca com o seu nome de acessórios e vestuário. O diferencial do negócio é o uso de matéria-prima regional e a aplicação de técnicas de artes plásticas, costura e elementos gráficos.
Júnior conta que, inicialmente, produzia as peças por hobby, mas logo percebeu que isso poderia se tornar um negócio. A operação começou em 2020 de maneira totalmente autônoma e autoral. “A faculdade de Moda veio para complementar e abrir ainda mais o leque. Eu percebo um amadurecimento grande do meu negócio a partir dos ensinamentos do curso. E essa feira é uma oportunidade de apresentar o meu trabalho e trocar experiências com outros empreendedores”, disse.
Também estará na Feira, Márcio Reis, da marca Dr. Guaraná, empresa que iniciou em 2021, com o objetivo de apresentar os produtos amazônicos, movimentando a bioeconomia. “Eu empreendo há muitos anos. Alguns negócios não alcançaram voos altos, mas segui esse caminho. Há sete anos assisti a uma palestra sobre o potencial amazônico e isso me fez ter a ideia do Dr. Guaraná, que oferece diferentes bebidas, todas à base de produtos regionais. Temos duas unidades e uma outra será inaugurada em breve”, relatou.
Na área de sustentabilidade estará presente no evento o Instituto Descarte Correto, startup especializada em gerenciamento de resíduos eletrônicos. O instituto promove a destinação correta do lixo eletrônico, gerando emprego e renda nos galpões e cooperativas parceiras. Além disso, desenvolve um trabalho social, com oferta de capacitação em todo o estado. Nos dois dias de evento, o instituto estará com um coletor recebendo doações de objetos eletrônicos como computadores, impressoras, monitores, TVs, entre outros.