Entenda porque Afonso Lobo voltou para o presídio

O motivo é que ao entrar com o RESE pedindo para desfazer a Decisão do juiz federal plantonista Ricardo Salles, o processamento do Recurso conteve um erro: faltou o prazo para manifestação da Defesa. Antes de dar o prazo para a defesa, a juíza federal natural do processo Ana Paula Serizawa já mandou Afonso Lobo de volta para a cadeia.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por sua vez, determinou que o procedimento de Lei fosse cumprido. Foi deferido o prazo para a defesa e após isso a juíza determinou o retorno de Lobo para a cadeia. A partir de agora, é provável que a defesa interponha novos recursos e impetre Habeas Corpus e tente restabelecer a liberação de Afonso Lobo.

O certo é que a sequência de entra-e-sai da prisão causa desconfiança na população com relação a o bom trabalho que o sistema de Justiça deveria produzir neste caso.

Fazendo um comparativo, hoje o ex-governador cassado José Melo (PROS), completa trinta dias preso e não saiu mais. Muito pelo contrário, teve seu Habeas Corpus negado pela desembargadora Mônica Sifuentes, mantendo a Decisão da juíza federal Jaiza Fraxe – plantonista à época.