Com o objetivo de obter um panorama da educação especial no Amazonas, entidades do setor se reúnem nesta quinta-feira (13) para participar da Jornada sobre Inclusão Escolar, Estratégias e Desafios para o Acesso, Permanência e Aprendizado dos Estudantes da Educação Especial. O encontro vai acontecer a partir das 9h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), localizado na Av. Jornalista Umberto Calderaro, 2000 – Adrianópolis.
O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM) e a expectativa é que as discussões geradas durante o evento se transformem em um documento orientador de inclusão escolar, buscando garantir que todos os amazonenses tenham acesso à educação, respeitando diferenças e particularidades de cada pessoa.
“Faremos algumas Jornadas para prepararmos audiência pública e assim construirmos o documento final que será apresentado ao Ministério Público e ao Juizado da Infância e Adolescência”, informou a presidente da Comissão para Elaboração de Documento Orientador sobre a Inclusão Escolar, Elaine Saldanha.
A jornada vai contar com a participação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), Conselho Municipal de Educação (CME), Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Secretaria Municipal da Educação (Semed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e presidentes das comissões de educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Além disso, o evento contará com a participação de especialistas, entre eles o neurologista infantil Jair Luiz Moraes, a fonoaudióloga e diretora técnica da Sensu Speciale, Carolina Kwee, a pedagoga e doutoranda em Educação, Maria Regina Oliveira Tiradentes, e a especialista em educação especial, educação inclusiva e letramento, Renata Ramos.