Escola Tecnológica da FPFtech oferece formação complementar para ampliar o conhecimento dos alunos

Os estudantes do curso de Automação Industrial participaram de workshops de empreendedorismo e métodos ágeis e programação continua ao longo deste ano

A etech, Escola Tecnológica da FPFtech, iniciou uma série de formações complementares para ampliar o conhecimento dos alunos do curso de Automação Industrial. A programação começou com os workshops de empreendedorismo e métodos ágeis e seguirá ao longo deste ano, com o objetivo de capacitar profissionais diferenciados para o mercado de trabalho.

“Nós temos a preocupação com a formação do estudante como um todo, não somente no curso que ele está fazendo. A nossa ideia é ampliar a visão do nosso aluno para as possibilidades profissionais que ele pode ter após concluir o ensino técnico”, explicou a diretora da etech, Nancy Cavalcante.

A diretora destacou que, atualmente, dentro do universo profissional da indústria, é muito importante que eles tenham conhecimento sobre técnicas de métodos ágeis. “É um diferencial para que eles possam ser mais eficientes, seja na linha de produção ou em algum outro projeto, entregando os resultados de maneira mais rápida”, disse.

Já com o empreendedorismo, a ideia é abrir o horizonte dos alunos para novas possibilidades. “Nós abordamos não somente a questão de abrir uma nova empresa, mas também o empreendedorismo pessoasl, fazendo com que eles enxerguem oportunidades e tenham mais proatividade na vida profissional”, contou.

Dando continuidade à programação, ao longo dos próximos meses serão abordados temas como o mundo do trabalho, as profissões, as possibilidades do mercado na área de Automação Industrial e sobre carreira. “A ideia é que o nosso aluno saia do curso com a visão ampliada, não seja apenas mais um técnico de automação, mas que ele possa enxergar novos caminhos e traçar metas para melhoria de vida”, finalizou a diretora.

Metodologia

Inaugurada em fevereiro do ano passado, a Escola Tecnológica da FPFtech visa qualificar profissionais para suprir as demandas da Indústria 4.0. Atualmente, a etech conta com três turmas do curso de Automação Industrial, com o total de 120 alunos.

Nas salas de aula e nos laboratórios, os alunos aprendem os conceitos básicos e teóricos dos componentes curriculares de seus cursos e os aplicam por meio da realização de projetos que, em boa parte, são desafios tecnológicos propostos pelos profissionais da FPFtech, em conjunto com os professores.

A maior parte dos professores da etech é constituída por profissionais da FPFtech, o que possibilita a interação entre as duas áreas institucionais: educação e desenvolvimento tecnológico.