Durante esta semana, a equipe pedagógica do Pinocchio Centro Educacional e o Colégio Martha Falcão participa de uma formação continuada para o aperfeiçoamento das práticas e o fortalecimento do ensino. Metodologias ativas, educação inclusiva, socioemocional, financeira e cultura maker são alguns assuntos abordados durante a capacitação dos educadores. Já na próxima segunda-feira (27), serão retomadas as aulas nas duas escolas, que fazem parte das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS).
“Em um mundo cada vez mais conectado, o cenário passa por constantes transformações e, para atender essas mudanças, é fundamental que os educadores se capacitem continuamente para aplicar práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, garantindo o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento integral”, explica a diretora das INFS, professora Nelly Falcão de Souza.
A formação docente será focada em metodologias ativas, educação inclusiva, socioemocional, financeira e cultura maker, que prepara os alunos para a vida prática e o futuro digital. Além disso, as recentes mudanças no Ensino Médio reforçam a necessidade de professores capacitados para promover interdisciplinaridade, protagonismo juvenil e competências do século 21.
Durante a formação, os professores vão receber Patrícia Simonetti, que é consultora pedagógica da Geekie One, plataforma em que os alunos têm acesso a todo conteúdo e atividades no formato digital. Ela vai falar sobre as vantagens da aplicação das metodologias ativas como ensino híbrido, sala de aula invertida e PBL (Problem-Based Learning), que é uma abordagem de ensino que estimula os alunos a resolverem problemas e desenvolve habilidades como o trabalho em equipe e a resolução de problemas.
A coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Martha Falcão, Ana Gláucia Gaudino, conta que essas formações fazem parte da rotina dos professores da Educação Infantil ao Ensino Médico das duas instituições ao longo de todo o ano. “Nos meses de janeiro e julho, devido ao período sem aulas, há uma ênfase maior na formação, com atividades mais intensivas e aprofundadas, aproveitando o maior tempo disponível na agenda escolar”, afirma.
As formações são conduzidas de forma dinâmica, com encontros presenciais, envolvendo métodos participativos como estudos de caso, debates, workshops práticos e grupos de trabalho colaborativos. São exploradas ferramentas digitais e tecnologias educacionais inovadoras, com o objetivo de capacitar os professores a aplicar as metodologias ativas, a promover a inclusão e a integrar as novas tecnologias no processo educativo. A avaliação contínua é feita por meio da elaboração de planos de aula, projetos pedagógicos e reflexões de prática, com foco na aplicação prática do conteúdo abordado.