Especialista dá dicas para não errar na compra do aparelho de ar-condicionado

Foto: divulgação

Com o calor intenso causado pelas altas temperaturas registradas no chamado verão amazônico, a população busca alternativas para se refrescar. O ar-condicionado é um importante aliado para isso.  Para quem está planejando comprar um aparelho novo é importante ficar atento a alguns detalhes, como modelo, tecnologia e recursos que possui.

A Info Store, que atua há 25 anos no setor de tecnologia, tem registrado, desde o mês de junho, o aumento na procura pelos aparelhos. A expectativa da empresa é o crescimento das vendas em 100%, nesse segmento, durante o período.

O especialista da Info Store, Marcos Henrique Souza, diz que a primeira dica para escolher o ar-condicionado é saber a potência ideal para o ambiente. Dessa forma, o aparelho vai refrigerar adequadamente e consumir menos energia.

Ele explica que a potência do ar-condicionado é medida de BTUs (British Thermal Unit), métrica que determina a quantidade de energia necessária para reduzir ou aumentar a temperatura de um espaço. A orientação é que, no momento da escolha, a pessoa pergunte ao vendedor a melhor opção, levando em consideração o tamanho do cômodo, se pega sol e a quantidade de pessoas que utiliza o local.

Segundo Marcos Henrique, outro ponto importante a ser avaliado antes da compra é a economia de energia. O especialista ressalta que os fabricantes trabalham com diferentes tipos de motores e tecnologias. Atualmente, a melhor opção, no mercado, é o ar-condicionado Inverter, que trabalha com a manutenção da temperatura dos ambientes e possui sensores mais precisos, que não necessita ligar e desligar o motor de tempos em tempos. O compressor atua em rotação variável e contínua, o que faz a condensadora (unidade externa) ser menos barulhenta. “Algumas marcas divulgam que um ar-condicionado Inverter pode gerar uma economia de 40% de energia”, informou.

Em relação a modelos de ar-condicionado, os principais são os splits, de janela e portáteis. De acordo com o Marcos Henrique, a diferença está na tecnologia dos equipamentos e estética. “A escolha vai depender da necessidade do consumidor e a estrutura do ambiente onde vai ser instalado. O vendedor vai poder orientar o cliente na opção que melhor se adeque a sua necessidade”, frisou.

Marcos destaca, ainda, que o mercado já oferece ar-condicionados smart, que ficam conectados à internet e o usuário pode integrá-los ao sistema de casa inteligente. “Essa é uma tecnologia que vai crescer ainda mais nos próximos anos, porque as pessoas buscam por essa integração e comodidade de poder acionar o aparelho de onde quiser, por um aplicativo, por exemplo”, acrescentou.

Para atender a demanda crescente por ar-condicionado, a Info Store aumentou em 50% o estoque de produtos e fez parceria com os fornecedores, como a Electrolux, para oferecer as melhores opções de aparelhos do mercado.

Além disso, para quem já possui ar-condicionado e deseja fazer a limpeza do aparelho, a Info Store oferece gift cards (cartão presente), que o cliente pode adquirir no site www.infostore.com.br ou em uma das lojas físicas de Manaus e Boa Vista e que dá direito ao serviço. Tem também a opção de cartão com o serviço de instalação.