Especialização on-line capacita técnico em enfermagem para atuar na área de Saúde Ocupacional

Cerca de 2 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a doenças ocupacionais, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Investir em alternativas que visem proporcionar maior qualidade de vida aos trabalhadores precisa ser considerado um dos pilares das grandes corporações. A contratação de uma equipe de especialistas em Saúde Ocupacional é o primeiro passo para a prevenção do problema. De olho nessa demanda, o Centro de Ensino Literatus passou a oferecer aos Técnicos em Enfermagem a Especialização em Saúde do Trabalhador.

De acordo com a mantenedora da instituição, Elaine Saldanha, essa é uma oportunidade para o profissional que deseja ampliar sua área de atuação ou até mesmo fugir da rotina de hospitais. “No entanto, para atuar na área de Saúde Ocupacional, a capacitação é fundamental”, destacou.

E a expectativa é que a demanda deste profissional seja crescente, isso porque a pandemia de Covid-19 trouxe mudanças à rotina empresarial e gerou reflexões sobre a saúde do trabalhador. “Então, a atenção com a saúde se manterá. E não apenas com foco direto no atendimento e tratamento de pacientes, mas também na produção de pesquisas, estratégias e políticas futuras”, avalia Elaine.

Especialização on-line

Totalmente on-line, a formação conta com carga horária de 320 horas, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Estágio Supervisionado. Traz conhecimentos sobre legislação trabalhista e previdenciária, no âmbito da Enfermagem do Trabalho, além de diretrizes nacionais e internacionais de proteção à saúde do trabalhador.

A especialização traz um time de profissionais que inclui o enfermeiro Júlio Cézar Fagundes, a engenheira em segurança do trabalho Patrícia Diana Velas, a enfermeira Jéssica Martins, a psicóloga Carla Catlen Reis, e a advogada e socióloga Jackline Stéphanne Seixas.

O Técnico em Enfermagem com Especialização em Saúde do Trabalhador poderá atuar em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais, como integrante da equipe de saúde do trabalhador e serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho, co-participando com o enfermeiro no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho.