Estreia da semana no Cine Casarão traz “Uma Noite de 12 Anos”

As sessões do longa serão às 20h, de quinta a sábado, e no domingo, exclusivamente as 19h. os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

(foto: divulgação)

O Filme de Álvaro Brechner, intitulado “Uma noite de 12 anos revisita o período mais difícil no aprendizado político de José “Pepe” Mujica e de mais dois de seus companheiros – Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro – que tentaram retomar o poder pela força durante a ditadura uruguaia.

O filme tem em seu enredo, a história dos capturados pela repressão após uma ousada ação que atingiu o círculo mais próximo do regime, Pepe, Huidobro e Rosencof. Apo´s de tornarem “reféns” da ditadura. Naquele momento eles eram a moeda de troca com a qual os militares mantinham os tupamaros inertes.

Na vida real, Mujica teve importante papel no combate à ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985). Na guerrilha, coparticipou de assaltos, sequestros e do episódio conhecido como Tomada de Pando, ocorrido em 8 de outubro de 1969, quando os tupamaros tomaram a delegacia de polícia, o quartel do corpo de bombeiros, a central telefônica e vários bancos da cidade de Pando, situada a 32 quilômetros de Montevidéu. Mujica passou 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura, em 1985.

Mais tarde, viria a ser o presidente do Uruguai. Na noite em que venceu eleições livres e democráticas para a Presidência da República Oriental do Uruguai, José “Pepe” Mujica viu uma multidão exultante tomar conta da avenida que margeia o Rio da Prata, em Montevidéu, empunhando bandeiras dos partidos que formam a Frente Ampla, pela qual foi eleito.

Outro grande lançamento é “Djon África”, uma longa português que conta a história de de Miguel “Tibars” Moreira, mais conhecido como Djon África, filho de cabo-verdianos, que nasceu e cresceu em Portugal. Sem jamais ter conhecido seu pai, acaba descobrindo que ele mora em Tarrafal, e decide aventurar-se além-mar, mesmo sem muitas pistas, à sua procura.

O filme ficara em cartaz nas sessões de quinta-feira (11), às 16h30, sexta-feira (12) às 18h10, sábado (13) às 16h30 e, no domingo sua exibição será às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.